Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Turismo e Desporto em destaque nas V Jornadas de Turismo do IPVC

Duarte Lago

26 Maio 2023, 17:38

Acessibilidade

Publicidade

A edição deste ano das Jornadas de Turismo, promovidas pelos cursos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aliam à temática do turismo o desporto, com especial destaque para o desporto outdoor, aproveitando o know how da Escola Superior de Desporto e Lazer, e para o facto de Viana do Castelo ser, este ano, Capital Europeia do Desporto.

Dedicado ao tema “Turismo e Desporto”, os cursos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo organizam, na próxima semana, as V Jornadas de Turismo com debates, conferências e atividades ao ar livre.

Com o propósito de valorizar o papel que o desporto tem na sociedade e no desenvolvimento económico e social dos territórios, a iniciativa irá decorrer na ESTG-IPVC, em Viana do Castelo, mas também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço.

Sendo Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, assume particular importância o Turismo Desportivo nas suas componentes de lazer, competição e capacitação, que aportam aos destinos turísticos, atraindo populações mais jovens e as suas famílias, mas também aumentando consideravelmente a qualidade de vida nos respetivos territórios e o próprio posicionamento dos destinos turísticos enquadrados como Saudáveis e Sustentáveis”, descreve a coordenadora do curso de licenciatura de Turismo, Goretti Rebelo.

As Jornadas serão também uma ocasião de excelência para uma partilha consciente de experiências, dicas e informações sobre cidades e países que, sob o chapéu do turismo, souberam promover o seu turismo desportivo, mas também a gastronomia da região e demais fatores diferenciadores, que pudessem cativar e despertar as atenções dos turistas.

Programa estende-se ao longo de dois dias

A quinta edição das Jornadas de Turismo 2023, que terão lugar na próxima semana, quarta e quinta-feira, pretendem também valorizar a oferta formativa que o Politécnico de Viana do Castelo tem nas áreas de turismo e desporto.

No primeiro dia, quarta-feira, a sessão de abertura (9h30) irá contar com intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e do presidente do IPDJ, Vítor Pataco.

Segue-se o painel “Cidades Europeias do Desporto”, com moderação por Ricardo Freitas e intervenções de alunos dos cursos de Turismo do IPVC e do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego. No mesmo painel, César Leão falará sobre “Alimentação e bem-estar associado ao desporto” e Amadeu Portilha irá apresentar o “Caso Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto”.

Durante a tarde, em cima da mesa estará o tema “Turismo Desportivo – oportunidade e desafios”. Com moderação de Madalena Dinis, o painel irá debruçar-se sobre três temáticas: Bike Friendly Destination | Itália; Mundial de SUP | Viana do Castelo; e Stand Up Paddle – gerador de fluxos turísticos | Mestrado em Turismo e Inovação.

A encerrar o primeiro dia, “Turismo e Desporto – Perfis Profissionais” será o tema com contributos da diretora comercial do Feel Viana, Sofia Pereira, e do Ceo Boost Portugal, João Mendes.

O segundo irá ter lugar em Melgaço, na Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), com a sessão de abertura a cargo do subdiretor da Escola, Jorge Dantas, do coordenador do Grupo Disciplinar, Carlos Fernandes, e do presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

Terá, depois, lugar o painel “Desportos outdoor em territórios de interior”: Caso Sella | Espanha; Caso Arouca | Dos Passadiços à Ponte; ICA Canyoning; e turismo transfronteiriço outdoor e desportivo |Novos desafios.

O almoço será também ele temático. André Andrade abordará a “Geração Z como turistas e adeptos desportivos”.

A encerrar as V Jornadas de Turismo, o programa conta com atividades outdoor: passadiços, rafting, passeio de bicicleta, parede de escalada e enoturismo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade