Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Vem aí um ano com 4 fins de semana prolongados. Eis o calendário

Rádio Alto Minho

06 Dezembro 2023, 16:25

Acessibilidade

Publicidade

O ano começa com um feriado no primeiro dia, 1 de janeiro, e é segunda-feira pelo que pode ter um fim de semana prolongado se não trabalhar aos sábados e domingos.

Em fevereiro, a possibilidade de desfrutar da primeira pausa do ano surge com o Carnaval, celebrado na terça-feira, dia 13. Embora não seja um feriado oficial, é comum haver tolerância de ponto para os funcionários do setor público, enquanto no setor privado isso depende das empresas.

Março oferece outro fim de semana prolongado, pois a Sexta-feira Santa ocorre a 29, imediatamente antes da Páscoa, marcada para 31 de março em 2024.

Abril proporciona a oportunidade de usufruir de mais um período de descanso, pois o dia 25 de abril, Dia da Liberdade, é numa quinta-feira.

No início de maio, o Dia do Trabalhador, celebrado no primeiro dia do mês, cai numa quarta-feira. Antes do final do mês, é possível criar uma ponte com o feriado do ‘Corpo de Deus’ no dia 30.

Junho destaca-se como um mês repleto de feriados e fins de semana prolongados. O Dia de Portugal, celebrado a 10 de junho, ocorre numa segunda-feira. O Dia de Santo António, celebrado a 13 de junho, cai numa quarta-feira, sendo feriado em Lisboa. Além disso, concelhos que têm como padroeiro São João, como o Porto, desfrutam de dois fins de semana prolongados, já que a 24 de junho é uma segunda-feira.

Em julho, embora não haja feriados nacionais, a oportunidade de fazer uma pausa surge em 15 de agosto, Dia da Assunção da Nossa Senhora, que ocorre numa quinta-feira em 2024.

De agosto, passamos para 5 de outubro, Dia da Implantação da República. Apesar de ser feriado, este ano será observado apenas por quem trabalha ao fim de semana, uma vez que calha a um sábado.

O último fim de semana prolongado do ano ocorre em novembro, com o Dia de Todos os Santos a calhar numa sexta-feira.

Em dezembro, os dois primeiros feriados (1 e 8) coincidem com o domingo, enquanto o dia 25, Natal, ocorre a meio da semana, numa quarta-feira.

 

Eis a lista dos feriados e respectivas pontes:

  • 1 de Janeiro, o primeiro dia do ano, que se assinala à segunda-feira.
  • A terça-feira de Carnaval, dia 13 de Fevereiro, e que possibilita a ponte na segunda-feira anterior, se assim for decretado pelo Governo, municípios e empresas.
  • 29 de Março, que assinala a Sexta-Feira Santa, seguida da Páscoa, no domingo de 31 de Março. Existe assim a possibilidade de três dias seguidos de descanso.
  • 25 de Abril, a 50.ª celebração da Revolução dos Cravos, é assinalado a uma quinta-feira.
  • 1 de Maio, Dia do Trabalhador, que calha a uma quarta-feira, ideal para uma paragem mesmo a meio da semana.
  • 30 de Maio, com o Dia do Corpo de Deus, que é a uma quinta-feira e abre portas a um fim-de-semana maior.
  • 10 de Junho, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, calha a uma segunda-feira.
  • O feriado municipal de Lisboa do dia de Santo António, 13 de Junho, assinala-se a uma quinta-feira, existindo a possibilidade de ponte à sexta-feira. No dia 24 de Junho assinala-se o dia de S. João em cidades como o Porto, Braga e Tavira. O 29 de Junho, dia de S. Pedro, assinala-se na cidade de Évora, por exemplo.
  • 15 de Agosto, Dia da Assunção da Nossa Senhora e o único feriado de Agosto, celebra-se a uma quinta-feira, com possibilidade de ponte.
  • 5 de Outubro (Dia da Implantação da República) calha a um fim-de-semana, a um sábado.
  • 1 de Novembro é a uma sexta-feira. Neste caso, o Dia de Todos os Santos acarreta a possibilidade de ponte, com um fim-de-semana prolongado e três dias seguidos de descanso.
  • 1 de Dezembro (a Restauração da Independência) e 8 de Dezembro (Dia da Imaculada Conceição) são ao domingo.
  • 25 de Dezembro é Natal e celebra-se a meio da semana, a uma quarta-feira.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade