Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana aprova protocolos para desenvolvimento cultural que ascendem aos 375 mil euros

Rádio Alto Minho

02 Abril 2024, 15:32

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião de executivo, dez protocolos de desenvolvimento cultural com diversas entidades culturais do concelho e ainda dois contrato-programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte e com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Os protocolos visam apoiar as associações nas suas atividades diversas de natureza social, cultural, educativa, recreativa, etc. Assim, com a ACEP – Associação Cultural e Educação Popular foi deliberado um apoio para áreas de intervenção como a biblioteca infanto-juvenil, a ludoteca, o centro de experimentação de ciências e centro de recursos educativos, bem como a cooperação alargada com os jardins de infância e escolas do concelho.

Com a Academia de Música, o protocolo tem em consideração que esta é a única instituição que ministra cursos básicos e secundários de música, reconhecendo que o ensino da música envolve recursos humanos e materiais onerosos, pelo que o apoio serve para dar continuidade ao projeto estratégico de alargar e consolidar o acesso cada vez mais generalizado à formação musical e à fruição desta arte pelos vianenses.

Foi ainda aprovado um protocolo com o Centro Cultural do Alto Minho para apoio na organização de atividades, edição de publicações, entre outras. Com o Casino Afifense, o protocolo destina-se a apoiar uma série de atividades e eventos e diversas áreas, fomentando essencialmente a educação, a cultura e o recreio.

Já para a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é para os diversos eventos de animação da cidade, nomeadamente concertos, espetáculos e participação nas marchas populares. Com as Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, a Banda Escuteiros de Barroselas e a Associação Musical de Vila Nova de Anha, pretende-se apoiar o trabalho efetuado no âmbito da área musical e no incremento da cultura musical e enraizada na tradição cultural da região. A Câmara Municipal aprovou também um protocolo com a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho para promoção da cultura tradicional.

Na reunião, foi ainda aprovado um contrato programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual para promover eventos como as sessões cineclubistas, a oficina da imagem, a implementação do projeto Escolas em Grande Plano, o Centro de Documentação e o festival Encontros de Viana – Cinema e Vídeo.

Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o contrato pretende dar continuidade aos projetos de desenvolvimento de hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estímulo dos públicos de infância e juventude, qualificação da oferta de arte contemporânea e a afirmação do Teatro Municipal Sá de Miranda como polo cultural no contexto local, nacional e internacional.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade