Viana: Azenha da Almerinda de Alvarães integrada no Património Industrial Imaterial Nacional
13 Março 2025, 16:36
A Azenha da Almerinda, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, já está integrada na agenda do Património Industrial Imaterial Nacional, juntando-se aos Fornos Telheiros.
A assinatura do protocolo decorreu esta quinta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa e envolve três entidades: Porto Norte, o Município de Viana do Castelo e a Junta de Freguesia de Alvarães.
Esta parceria, segundo o presidente da Junta, “reforça a importância da colaboração entre diferentes níveis de governação para a valorização do património industrial e cultural da região“.
“A inclusão de Viana do Castelo, com destaque para Alvarães e a sua Rota da Cerâmica, demonstra o compromisso em preservar e promover a memória das suas indústrias históricas“, explica Fernando Martins.
“Além disso, pretendemos contemplar na agenda outras propostas relevantes, como o aqueduto da Rua dos Canos e a valorização do Couto Mineiro, que poderá integrar um futuro projeto municipal e até ser candidato a Património da UNESCO“, acrescenta.