Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

VIANA: Câmara avança com 23 medidas para poupar um milhão de euros em energia e água

Rádio Alto Minho

13 Setembro 2022, 11:15

Acessibilidade

Publicidade

Poupança da água e controlo energético no Município de Viana do Castelo vai representar uma poupança de um milhão de euros nos próximos 12 meses.

Luis Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, apresentou hoje 23 medidas “macro” para reduzir custos municipais com a energia e água.

Campanhas de poupança, implementação de manual de boas práticas dos equipamentos, ações de sensibilização juntos das empresas, consolidar processo de certificação de equipamentos, melhor controlo das ornamentações luminosas seja juntas, cemitérios, município, entre outros, assim como outras medidas de melhor controlo da iluminação pública.

“Em mais 34 mil pontos de luz no concelho, metade são led’s. Mas mesmo assim isto representa dois milhões de euros ao município. Queremos também aqui reduzir os custos e fazer uma melhor gestão”, exemplificou.

Medidas com melhores soluções para aquecimentos de piscinas públicas , mobilidade do executivo e funcionários do município em modos suaves fazem parte do plano.

”Se o tempo o permitir vamos nos mover em modos suaves como bicicleta. Estamos adquirir uma outra viatura elétrica para juntar às 12 que já temos. Assim como incentivar as pessoas em subir à Santa Luzia de funicular. Desde 2017 já transportamos quase dois milhões de pessoas e isto representa a retirada de 100 carros por dia daquele espaço “, destacou o edil de Viana do Castelo.

Melhor o sistema de combate às perdas de água é outras das ações que Luís Nobre quer ver com a AdAM.

Incentivos para quem reduzir gastos com água ao nível das taxas municipais, nomeadamente 50% na taxa de licenciamento em obra para quem tiver reservatório de água, é outra medida.

 

Outras ações, como incentivar a utilização dos dois minibus elétricos junto dos vianenses, melhores rotinas de poupança de água, fazem parte de uma espécie de caderno de encargos da Câmara de Viana do Castelo para realizar uma poupança de um milhão de euros.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade