Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo: Antigo matadouro será centro de criação de tecnologia e arte

Rádio Alto Minho

11 Março 2023, 15:11

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Viana do Castelo candidatou ao programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, o projeto de transformação do antigo matadouro em centro de criação de ciência, tecnologia e arte, num investimento superior a seis milhões de euros.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, adiantou que o resultado da candidatura “VIANA S+T+ARTS CENTRE” deverá ser conhecido em julho.

“Esta candidatura tem por objetivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural. Um novo laboratório de cidade criativa para estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus”, referiu.

A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, “com um orçamento superior a seis milhões de euros”.

Luís Nobre adiantou que “a candidatura ao programa S+T+ARTS combina a Ciência e a Tecnologia (ST) com as Artes”.
“O município pretende que aquele seja um novo espaço de criação. Com um significado simbólico. Esta conversão será capaz de dedicar um novo significado a um local que em tempos foi utilizado para tirar vidas animais e que agora se converte num lugar de criação”, sustentou.

O antigo matadouro municipal de Viana do Castelo, elemento urbano de interesse patrimonial para a cidade, foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990, e encontra-se em estado avançado de degradação.

Caso a candidatura seja aprovada, “o Viana S+T+ARTS Center terá um novo conceito, que impulsionará futuras atividades, onde cientistas locais, tecnologias de setores locais chave, artistas, ‘designers’, tanto locais como internacionais, poderão encontrar-se, trocar sinergias e coproduzir soluções inovadoras plenas de conteúdos criativos, de teor científico e artístico, em harmonia com a natureza e os oceanos nos termos da sustentabilidade ambiental”.

“A cidade terá assim uma nova centralidade, com espaços urbanos requalificados, com novas e renovadas acessibilidades à estrutura viária da cidade, permitindo a plena fruição pública e participativa na utilização do Viana S+T+ARTS Center”, referiu o autarca socialista.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade