Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Viana do Castelo avança com candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2022

Rádio Alto Minho

24 Janeiro 2020, 21:16

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, hoje, na abertura da quarta edição da Gala do Desporto que o município vai avançar, este ano, com a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2022.

“Vamos este ano começar a preparar a candidatura. Vai ser muito difícil, mas estou certo que com o vosso apoio vai ser possível”, afirmou José Maria Costa dirigindo-se às mais de 600 pessoas presentes no evento que responderam com uma ovação.

Viana do Castelo assume-se como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor.

O desporto tem sido uma  aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico.

O projeto do Centro de Mar aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos e no reforço da posição de Viana do Castelo como uma cidade marítima. O Centro de Mar constitui‐se, assim, como um polo agregador da náutica e do turismo náutico através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas atividades relacionadas e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.

Esta aposta integrou a construção do Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, centros desportivos de excelência onde diariamente é promovido o projeto escolar Náutica nas Escolas, através do qual milhares de estudantes vianenses contactam com o rio, mar e desportos náuticos. Incluiu ainda a criação de um Centro Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes.

Ao longo do ano letivo 2019/2020, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atinge milhares de alunos nos quatro projetos educativos criado para incentivar a prática de Desporto. A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver, neste ano letivo, 320 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.529 alunos de 80 turmas de um total de 36 escolas. A Náutica nas Escolas, que abrange o 2º e 3º ciclo, chega a 1.909 estudantes de 99 turmas de 9 escolas do concelho. O projeto Atletismo nas Escolas vai chegar a 1.116 estudantes.

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Mais Optica

Publicidade

Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Intermarché Mazarefes
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - AUTO QF

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle
Rádio Alto Minho - CityMed Noticias

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade