Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo, Caminha e Esposende sob aviso laranja na terça-feira

Rádio Alto Minho

25 Março 2024, 9:18

Acessibilidade

Publicidade

Os concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Esposende vão estar sob aviso laranja por agitação marítima, informou hoje o IPMA, colocando em aviso amarelo os distritos de Braga e Viana do Castelo devido à neve, precipitação ou vento forte.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, aplica-se aos sete distritos de norte e centro da costa litoral de Portugal Continental devido à agitação marítima, entre as 12:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira, em que se prevê “ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima”, de acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A previsão de queda de neve, entre segunda-feira e terça-feira, afeta 11 dos 18 distritos de Portugal continental, para além de Braga e Viana do Castelo, nomeadamente Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, que estão sob aviso amarelo.

Segundo o IPMA, nestes 11 distritos prevê-se “queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1.000 metros, que poderá ser de cinco centímetros acima de 800 metros”, o que poderá levar a perturbações causadas por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo, “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”.

Aos alertas de agitação marítima, neve e precipitação junta-se o aviso amarelo de vento forte, que se aplica aos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, entre segunda-feira e terça-feira, informou o IPMA.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade