Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo lança aplicação para apoiar “Páscoa Doce”

Rui Mesquita

19 Março 2024, 15:43

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou hoje uma aplicação para dispositivos móveis que visa apoiar os principais quadros da programação da “Páscoa Doce”, iniciativa que convida a viver o período festivo no centro histórico da cidade de 23 de março a 1 de abril.

A aplicação visa apoiar o Roteiro Religioso previsto para a noite da Quinta-feira Santa 28 de março, com 23 igrejas e capelas da cidade abertas à visita e à oração entre as 20h00 e a 24h00.

Na aplicação, o visitante encontra fotografias da fachada dos diversos espaços religiosos, a localização e uma áudio-descrição.

Nessa noite, o Elevador de Santa Luzia será de acesso gratuito, com viagens disponíveis entre as 19h30 e as 00h15, convidando a que a visita às igrejas, que se quer em número ímpar, inclua também o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Santuário de Santa Luzia.

Assim, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.

A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR. Permite também acompanhar o percurso da Mordomia do Senhor dos Passos, da Procissão do Senhor dos Passos e da Via Sacra, quadros grandes da programação Páscoa Doce.

Assim, o primeiro percurso, da Mordomia do Senhor dos Passos, que acontece no sábado, da 23 de março, às 16h30, inicia no Largo de São Domingos, passando pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da II Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e Passeio das Mordomas da Romaria, integrando música e trajes à vianesa mais solenes.

Já o percurso da Procissão do Senhor dos Passos, pelas 15h30 de domingo 24 de março, inicia no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana, percorrendo algumas artérias do centro histórico, com Sermão do Encontro na Praça da República e terminando no mesmo local onde iniciou.

Por fim, o percurso da Via Sacra, acontece na Sexta-feira Santa, 29 de março, às 21h00, iniciando no Santuário de Nossa Senhora da Agonia e terminando no Largo do Instituto Histórico do Minho, junto à Sé de Viana.

Nos próximos dias, Viana do Castelo volta a viver a “Páscoa Doce” com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano. Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça da República transforma-se, de 23 a 30 de março, na Mesa da Páscoa – Feira de iguarias de Páscoa, com produtos gastronómicos associados a esta celebração, convidando a uma visita ao centro histórico e à compra no comércio tradicional.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade