Viana do Castelo lança quarto concurso para construir mercado
05 Maio 2025, 20:09
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião extraordinária, a abertura de um quarto concurso público internacional para a construção do novo mercado municipal no local onde existia o prédio Coutinho.
O anterior procedimento foi revogado e o novo apresenta um preço base de mais de 15,8 milhões de euros, mais IVA. O concurso lançado em fevereiro apresentava um valor de cerca de 13,4 milhões de euros.
PSD, CDS e o vereador independente abstiveram-se na votação. A CDU votou a favor.
Durante a discussão do ponto, o presidente da Câmara de Viana indicou que 16 empresas interagiram com a plataforma e que “as propostas das quatro empresas” que concorreram ao concurso lançado em fevereiro “apresentaram um valor superior ao preço base”.
“O novo valor base resulta da mediana de preços das quatro propostas apresentadas no último concurso”, adiantou.
Luís Nobre apontou a dificuldade em adjudicar obras “em todo o país”, dando o exemplo da Praça Viana, que “começou em três milhões e meio e acabou em mais de cinco milhões”.
Do lado da oposição, o vereador do PSD, Paulo Vale, referiu que “há aqui, provavelmente, algum empolamento e aproveitamento das empresas”, apesar do aumento dos custos dos materiais de construção e da inflação.
Já o vereador independe, Eduardo Teixeira, disse que o valor base “disparou em mais de um terço” e considerou que a obra “vai ficar no Guiness da Câmara de tantos procedimentos abertos e cancelados”.




















