Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo lidera projeto das Cidades Âncora para a Economia Azul

Rádio Alto Minho

11 Janeiro 2024, 16:03

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai encabeçar uma candidatura para criar uma rede urbana inter-regional denominada “Cidades Âncora para a Economia Azul”. Para tal, assinou um protocolo para constituir um consórcio com diversas entidades nacionais para criar uma plataforma de entendimento para fomentar a economia azul através de investimentos prioritários.

Esta ITI – Rede Urbana Interregional dos programas Regionais Norte2030, Centro2030, Lisboa2030, Alentejo 2030 e Algarve 2023 é liderada pelo Município de Viana do Castelo, juntamente com Aveiro, Lagoa, Oeiras, Peniche, Portimão, Setúbal, Sines e com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Fórum Oceano, Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama e a Universidade do Minho.

Este consórcio visa congregar os interesses e meios e concertar as atividades e capacidades dos seus membros para criar esta rede de cidades âncora. Viana do Castelo fica, assim, responsável, pela dinamização do processo de preparação e submissão da candidatura perante as Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais financiadores.

De entre os investimentos prioritários previstos neste protocolo, destaca-se a Agenda Urbana da Economia do Mar, ‘living labs’ azuis, estudos e planos diversos, a construção, por exemplo, de entrepostos de processamento e valorização de biomassa, a realização de roteiros turísticos, etc.

Viana do Castelo tem liderado o processo da economia do mar, sendo que tem ainda uma Agenda do Mar 2030, que integra diferentes eixos: Centro Tecnológico Internacional das Energias Renováveis Offshore; Plataforma Integrada de Desenvolvimento Sustentável e de Aceleração da Inovação Azul Ancorada no Porto Marítimo; Alavanca da Reindustrialização Azul Através da Construção, Reparação e Conversão Naval; Destino de Excelência de Experiências Náuticas Sustentáveis de Alto Valor Acrescentado; Aliança entre Natureza, Tecnologia, Turismo, Recreio, Desporto, Educação, Literacia e Cultura; Maternidade de Vida Marinha com Aquacultura e Pesca Sustentáveis; e Rede de Promotores da Economia do Mar em Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade