Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

VIANA: Escola Secundária de Monserrate está no Parlamento dos Jovens

Rádio Alto Minho

01 Fevereiro 2023, 1:36

Acessibilidade

Publicidade

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República Portuguesa que pretende formar para a cidadania ativa.

À semelhança de anos anteriores, a Escola Secundária de Monserrate (ESM) aderiu em força a este projeto, que está a ser coordenado pelas professoras Luísa Rocha e Manuela Felgueiras.

Tendo como tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”, a iniciativa contempla várias etapas.

“Em primeiro lugar, realizou-se uma sessão informativa e de sensibilização para o assunto com a deputada Dora Brandão, que esteve com os alunos no auditório da Aula Magna; depois, os alunos mobilizaram-se e foram apresentadas sete listas com medidas sobre o tema para serem sufragadas em ato eleitoral”, confirma a organização.

A mobilização dos alunos excedeu todas as expectativas: cartazes, QR codes de cada lista, campanha nas redes sociais.

Também a pensar na sustentabilidade, a votação foi feita de forma eletrónica e esteve a cargo dos alunos da turma de 12º ano do curso de Gestão de Equipamentos Informáticos.

A fase seguinte do projeto foi a realização da Sessão Escolar que ocorreu no dia 25 de janeiro, com o auditório apinhado de alunos para assistirem ao debate das medidas para o “Projeto de Recomendação” da escola. Os 31 deputados eleitos assumiram o papel de “políticos” ativos com grande mestria, serenidade, espírito crítico e respeito pelos valores democráticos.

“A plateia foi exemplar no modo cívico como escutou os seus pares. Um verdadeiro exercício de cidadania! Este “Projeto de Recomendação” será levado à Sessão Distrital, a realizar no próximo mês de março, e irá ser defendido pelos deputados eleitos em representação da escola: Tomás Marques, Ana Rita Veiga, Luís Trindade e Nerea Marques. Trata-se de um projeto muito trabalhoso mas também muito compensador porque os alunos da ESM, com o seu entusiasmo, capacidade argumentativa e dinamismo têm sabido estar à altura destes desafios”, vaticina a organização.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade