VIANA: Estudo da UMinho afirma que os Bombeiros Sapadores deviam ter 80 operacionais
19 Setembro 2022, 14:34
Um estudo da Universidade do Minho revela que os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo devia ser de 80 operacionais, tendo em conta o número de ocorrências.
Atualmente com 60 elementos, e tendo em conta o estudo, a Câmara de Viana do Castelo anunciou onze novos recrutas.
“Vão iniciar um estágio de um ano na companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo para reforçar o efetivo daquela corporação, atualmente constituída por 60 operacionais, incluindo o comando”, afirma a autarquia.
Além do processo de recrutamento, “bastante lento, que inclui provas médicas e físicas muito rigorosas, além de testes escritos”, a Câmara de Viana do Castelo lançou também a possibilidade de ingresso na corporação através do mecanismo da mobilidade”, abrindo sete vagas, mas “só três foram preenchidas”.
Sobre a lista de ordenação final homologada do concurso externo para admissão a estágio de 11 recrutas, Fabíola Oliveira, explicou que os elementos vão entrar, “em breve” o período de formação e estágio durante um ano, renumerado, findo o qual “passam a ingressar a carreira de bombeiro da Companhia dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo”.





















