Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

VIANA: Frutas e legumes decoram igreja em Alvarães para “agradecer” colheitas

Rádio Alto Minho

28 Setembro 2022, 12:19

Acessibilidade

Publicidade

Vários quilogramas de frutas, legumes e cereais estão a dar forma à decoração da igreja de Alvarães, em Viana do Castelo, para “agradecer” a São Miguel as “boas colheitas”, disse hoje uma das dinamizadoras da iniciativa.

Ester Sotomaior, que há décadas participa na “manifestação de fé” que nasceu espontaneamente há três décadas e que perdura até hoje explicou que “nenhum dos produtos utilizados na decoração dos alteres e do templo é deitado ao lixo”.

“Não deitamos nada ao lixo. O que é comestível dá para comer. O milho e o feijão, se não puder ser usado para consumo humano, são reaproveitados na alimentação dos animais. A única coisa que pode ir para o lixo é palha do milho, mas há pessoas que até reaproveitam para as cortes do gado ou para os galinheiros”, garantiu a zeladora de quase 70 anos.

A antiga professora do primeiro ciclo adiantou que as abóboras “de todas as espécies, tamanhos e feitios” são um dos principais produtos usados na confeção dos trabalhos e que “muitas, sobretudo as grandes, são devolvidas a quem empresta” no final da festividade em honra do santo padroeiro das colheitas.

A decoração, com cebolas, alho, abóboras, milho, alho, beterrabas, batata-doce, entre outros produtos agrícolas, abre ao público na quinta-feira.

“É uma forma de agradecermos a São Miguel e à natureza tudo o que ela nos dá”, sublinhou a docente, já aposentada.

Segundo Ester Sotomaior, a decoração do templo permanece “até os produtos resistirem viçosos” e a confeção dos arranjos “é feita apenas pelas zeladoras do templo”.

“Não há floristas envolvidas. Na nossa igreja é tudo feito por nós. Pessoas que têm os seus trabalhos normais e que cumprem a tradição”, reforçou.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade