Viana: Morreu o padre e professor José Carvalho Soares
23 Abril 2025, 15:33
Morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos o padre e professor José Carvalho Soares morreu aos 88 anos.
A informação foi avançada pela Diocese de Viana do Castelo.
Natural da freguesia de Meixedo, em Viana do Castelo, e a residir em Lisboa, o padre José Carvalho Soares nasceu a 16 de setembro de 1936 e foi ordenado a 10 de julho de 1960, no Seminário de Braga, por D. António Bento Martins Júnior.
De acordo com a Diocese de Viana do Castelo, fez licenciatura em Filosofia, pela Universidade Gregoriana de Roma, e em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Fez um doutoramento em Física, pela Universidade de Bona e foi um dos fundadores do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa (CFNUL).
Na FCUL, foi professor auxiliar (1976-1979), professor associado (1979-1995) e professor catedrático (1995-2006). E criou um grupo de investigação baseado no CFNUL.
Foi presidente do Conselho Diretivo do Instituto Tecnológico e Nuclear, em Sacavém, entre 1996 e 2002, tendo iniciado funções pouco depois da autonomização do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI).
Entre 2005 e 2012, foi ainda presidente da Comissão Independente para a Proteção Radiológica e Segurança Nuclear.
Recebeu a Medalha de Mérito Científico, em 2018, na celebração dos 60 anos de Ciências e Tecnologias Nucleares em Portugal.
O funeral realiza-se hoje, quarta-feira, às 15:00, na igreja Matriz de Meixedo e serão presididas pelo bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.




















