Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Vila Praia de Âncora recebe a 1.ª edição do Mercado M do Nuceartes

Duarte Lago

26 Maio 2023, 18:00

Acessibilidade

Publicidade

O primeiro Mercado Mensal do Nuceartes vai reunir produtores, artistas e projetos do Vale do Âncora num dia inteiro repleto de atividades no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora.

Vale do Âncora, maio de 2023 – M de Mercado! Este é o conceito do primeiro evento próprio do Nuceartes, o Mercado M, um mercado mensal aberto a toda a população, que poderá usufruir do melhor que o Vale do Âncora tem para oferecer. A primeira edição vai decorrer já no dia 27 de maio, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora que assim abre as suas portas a todos os habitantes e visitantes do Vale das 10h00 às 17h00.

M é também de mensal, já que a ambição passa por fazer deste mercado uma iniciativa mensal, a decorrer no último sábado de cada mês. E como toda a regra tem a sua exceção, em julho e agosto esta iniciativa terá lugar no penúltimo sábado do mês.

Gastronomia, artesanato, projetos culturais – esta é uma pequena seleção do tipo de negócios que não hesitaram em marcar presença na primeira edição de um evento que pretende ser uma montra das várias freguesias que partilham o rio Âncora e que também irá promover um espaço cujo potencial vai muito além da tradicional feira.

Falamos do Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora que, nesta primeira edição do Mercado M, será também o anfitrião de uma grande variedade de atividades culturais e artísticas, desde o debate saudável até um workshop de Dança Folclore.

É o caso das exposições dos artistas locais António Nunes e Mário Rebelo de Sousa, do workshop de bordado em tela d’A Telha da Tuxa, das Conversas Informais conduzidas por Aurora Rego, e dos momentos musicais a cargo do Grupo de Concertinas de Riba de Âncora, da Academia de Música de Fernandes Fão e do Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

Com uma clara preocupação com a sustentabilidade e a economia circular, não fosse o Ambiente um dos pilares do Nuceartes, o Mercado M vai promover a troca de livros e sementes, além da recolha de brinquedos usados.

O final da tarde é igualmente dedicado à música, numa localização e com um formato diferente. O Hotel Meira vai abrir as portas da sua piscina para o primeiro Sunset do M, com entrada gratuita, DJ’s locais e a animação habitual das gentes do Vale do Âncora. Entre as 18h00 e as 22h00, António Pedro e António Macedo vão assumir a liderança da mesa de mistura e demonstrar que a cultura no Vale do Âncora está viva e que, muito além da história local, a herança musical está também atenta ao presente e ao futuro.

Esta iniciativa surgiu de uma vontade enorme de dar uma nova vida ao nosso mercado e, ao mesmo tempo, divulgar as artes e a cultura do Vale do Âncora. A adesão dos pequenos produtores e projetos locais foi imediata e o apoio da população e dos nossos parceiros tem sido incrível, pois reconhecem a importância de eventos como estes“, afirma Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes. “É a primeira iniciativa 100% Nuceartes e não podíamos estar mais entusiasmados com este nosso Mercado M, que ambicionamos que cumpra o seu propósito e que seja um acontecimento mensal. Por isso, deixamos o convite: VAMOS TODOS AO M!“.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade