Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Vila Verde: Inauguração de espaços de recreio lança programa dedicado às crianças e famílias

Rádio Alto Minho

30 Maio 2023, 15:53

Acessibilidade

Publicidade

Comemorações do Dia Mundial da Criança e das Famílias em Vila verde estendem-se até domingo, com atividades diversas

A inauguração da requalificação da Escola Básica de Oleiros, na manhã de quinta-feira, vai marcar o arranque do programa organizado pelo Município de Vila Verde para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Criança e das Famílias.

A par de diversas atividades de animação em diferentes espaços escolares, as atividades estendem-se até domingo, na Ribeira do Neiva, com o Parque Desportivo e Piscina Municipal a abrir oficialmente ao público para acolher uma jornada especialmente dedicada a diversões para os mais novos.

Distinguido pela UNICEF como Município “Amigo das Crianças”, Vila Verde desenvolve um trabalho integrado de valorização e enriquecimento dos processos de aprendizagem e crescimento das novas gerações, numa estratégia de parceria e intervenção envolvendo diferentes instituições e parceiros.

No âmbito de uma ação ligada à promoção de alimentação saudável, os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho vão receber na sexta-feira uma pequena embalagem de mirtilos e informação sobre a fruta e produtos locais, numa ação com a participação da cooperativa agrícola ‘Minhoberrycoop’.

No próximo sábado, o centro de Vila Verde estará também animado com o primeiro “Encontro Vila Verde (in) Artes – A Arte sai à rua”, numa atividade integrada no Plano Nacional de Artes e que contempla espetáculos culturais durante todo o dia, em diversos locais da sede do concelho. A iniciativa envolve todos os agrupamentos escolares, a Secundária, a Academia de Música de Vila Verde e a Escola Profissional Amar Terra Verde.

No domingo, a celebração do Dia Mundial da Criança e das Famílias na Ribeira do Neiva decorrerá entre das 14h00 e as 18h00. Com entrada gratuita, o Parque Desportivo vai disponibilizar insufláveis, pedal go kart, air bungee, animadores, pipocas, jogos e acesso à piscina exterior.

No evento haverá também uma área dedicada às crianças com necessidades especiais, dinamizado pelo Projeto SUPER`A, um projeto piloto que nasceu em 2021, integrado no Plano de “Vila Verde, Amiga das Crianças”.

O ‘Super’a’ pretende ajudar alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), através da promoção de um ambiente escolar mais inclusivo, promovendo as competências de interação social, comunicação e comportamento no contexto escolar. Ambiciona também a sensibilização, consciencialização, e promoção da comunidade escolar para a compreensão das problemáticas associadas a esta condição.

Vila Verde Amiga das Crianças 

O programa “Vila Verde, Amiga das Crianças” é dinamizado pelo Gabinete para Infância e Famílias (GIF) do Município, cuja missão é promover ações de defesa e concretização dos Direitos da Criança, assim como prestar apoio à parentalidade positiva.

No âmbito da intervenção do GIF estão previstas ações diversas, junto de crianças, jovens e famílias, procurando simultaneamente promover parcerias interinstitucionais e o envolvimento de diferentes técnicos.

A GNR, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e Operação Nariz Vermelho também estarão no envolvimento da organização do “Dia da Criança e das Famílias”, com demonstração de meios e campanhas de sensibilização. A empresa Águas do Fastio patrocina o evento com a oferta de água a todos as crianças.

A organização da iniciativa é da responsabilidade do Município de Vila Verde e da Comissão de Crianças e Jovens de Vila Verde, em parceria com a Junta de Freguesia da Ribeira do Neiva, o Grupo Desportivo e Recreativo da Ribeira do Neiva, a GNR de Vila Verde, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a operação Nariz Vermelho e a empresa Águas do Fastio.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade