Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ministério da Cultura vai apoiar ampliação do Museu de Artes Decorativas

Rádio Alto Minho

22 Agosto 2016, 16:27

Acessibilidade

Publicidade

O Ministro da Cultura, Castro Mendes esteve, no domingo, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, onde visitou, acompanhado pelo diretor do Museu Nacional de Arqueologia, a exposição “O tempo resgatado ao Mar”. Na visita, foi apresentado o projeto de ampliação do MAD com vista a integrar um núcleo de arqueologia marítima, que mereceu o aval do governante.

No MAD, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ao Ministro da Cultura o projeto de ampliação com vista a integrar uma exposição permanente de arqueologia marítima, tendo para isso pedido a colaboração do Ministério da Cultura e do Museu Nacional de Arqueologia para a conclusão da reabilitação das três pirogas do rio Lima que estão à guarda daquele espaço museológico, e ainda o apoio técnico para o programa do novo núcleo, onde ficará instalado o valioso espólio arqueológico do concelho. O Ministro da Cultura, na resposta, acolheu com grande entusiasmo e demonstrou toda a disponibilidade para desenvolver o projeto.

De referir que, na exposição “O tempo resgatado ao Mar” do Museu Nacional de Arqueologia que dá a conhecer os principais resultados da atividade arqueológica náutica e subaquática realizada em Portugal nos últimos trinta anos, estão três pirogas do rio Lima de entre as seis embarcações encontradas em Viana do Castelo. As pirogas, embarcações monóxilas feitas a partir de um tronco de árvore escavado, conhecido na Europa desde a pré-história e mais precisamente desde o neolítico, foram utilizadas no Rio Lima e, por serem embarcações construídas através de uma tecnologia muito particular, merecem grande relevo e assumem enorme importância para a comunidade científica portuguesa e internacional.

Em Viana do Castelo foram encontradas seis pirogas entre as freguesias de Moreira de Geraz do Lima e Mazarefes, sendo que as cinco identificadas foram na altura enviadas para a Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática para restauro, estudo e conservação. Três delas integram esta exposição que chega a Viana do Castelo e que apresenta uma seleção de peças oriundas de ambientes marítimos, fluviais ou húmidos de todo o território nacional desde a época pré-romana ao século XX, com maior incidência na época moderna, resultado de numerosos naufrágios referenciados.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade