Festival de Vilar de Mouros aposta na tradição e em experiências gastronómicas e culturais
12 Julho 2017, 12:24
O festival EDP Vilar de Mouros , que vai decorrer dias 24, 25 e 26 de agosto naquela aldeia de Caminha, vai reforçar, este ano, a ligação à tradição minhota através da presença de coretos típicos minhotos, concertinas e jogos tradicionais dentro do recinto do evento. Estão ainda disponíveis mais de 20 conceitos de ‘street food’ e pratos típicos portugueses e a biblioteca de Caminha terá uma zona ‘lounge’ no onde os festivaleiros podem relaxar e colocar a leitura em dia e deixar os mais novos para ouvir contos.
Para além da música, a gastronomia é uma das grandes apostas desta edição do EDP Vilar de Mouros que vai proporcionar a todos os festivaleiros uma experiência gastronómica singular, com a oferta de pratos regionais típicos e outros. Entre as iguarias tradicionais que vão estar disponíveis encontram-se as pataniscas com arroz de feijão, sardinhas na broa, caldo verde, papas de sarrabulho, caracóis, rojões à minhota e, para os festivaleiros mais gulosos, doçaria conventual e regional.
Para aqueles que procuram sabores menos tradicionais, ao longo do espaço do evento, será possível degustar mais de 20 conceitos de street food onde será possível degustar carnes e peixes grelhados, pizzas e massas italianas, leitão, comida mexicana, pernil de porco, pregos, hamburgers, enchidos e queijos, comida argentina, risotos, paelhas e tapas, salgados e panados diversos, comida vegetariana, saladas vegan, waffles belgas, crepes, tripas de Aveiro e bolacha americana.
Diogo Marques, da organização do festival, refere que “o objetivo é apresentar ainda mais referências minhotas para que os festivaleiros turistas conheçam os costumes da região ao mesmo tempo que usufruem no Santuário da Música os concertos dos seus artistas preferidos.”
Também a Biblioteca de Caminha desenvolveu uma zona ‘lounge’ para leitura e descanso, onde os festivaleiros recuperaram as suas energias para os inesquecíveis concertos. Esse festival incluiu ainda horas de leituras de histórias de encantar para os mais novos.
Já o camping vai estar aberto desde dia 20 de agosto e terá uma zona de pequenos almoços para a maior comodidade dos campistas. Sumos naturais, cafés, pão fresco e bolos todas as manhãs.
A Snoozy Dreams volta a ocupar parte do camping do festival, proporcionando descanso cómodo aos festivaleiros. O conceito da Snoozy Dreams permite descansar no epicentro do festival numa estrutura com cama e mesa de cabeceira, eletricidade e sitio para pendurar roupa.
Primal Scream, The Jesus & Mary Chain, The Psychedelic Furs, os Capitão Fausto e Salvador Sobral vão atuar em agosto no Festival Vilar de Mouros, num recinto que será alargado para um total de 15 mil pessoas , mais cinco mil do que em 2016 .
O cartaz contará ainda com Salvador Sobral, 2ManyDjs, The Mission, The Dandy Warhols, Morcheeba, The Young Gods, The Boomtown Rats, The Veils e Avec.
O Festival EDP Vilar de Mouros 2017 tem como promotores a Câmara Municipal de Caminha, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Surprise & Expectation, com produção conjunta da Dot Global e Metronomo.