Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ministro da Educação assinala hoje o arranque do ano letivo em Ponte da Barca

Rádio Alto Minho

12 Setembro 2016, 8:52

Acessibilidade

Publicidade

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues assinala hoje o arranque do ano letivo 2016/2017 no Centro Escolar de Crasto em Ponte da Barca. A visita do governante visa permitir o contacto com a realidade escolar e potenciar o contato direto com os alunos, pais, encarregados de educação, pessoal não docente e professores.

O Ministro da Educação visita as instalações escolares e assiste a momentos culturais protagonizados pelos alunos daquele estabelecimento de ensino.

À tarde, em Paredes de Coura, Tiago Brandão Rodrigues vai assinar os primeiros Acordos de Colaboração para a execução dos investimentos em Escolas no âmbito do Portugal 2020.

O primeiro programa de financiamento para a recuperação de edifícios em zonas de baixa densidade populacional temSão 170 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do orçamento do estado. O primeiro protocolo é assinado com a comunidade intermunicipal de Alto Minho dia 12.

No total são nove municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo) a que correspondem a 13 investimentos, em escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias, no valor de 19 milhões de euros.

Os alunos do ensino básico e secundário começaram sexta-feira passada a preencher as 55.000 turmas abertas pelo Ministério da Educação para o ano letivo 2016-2017, que marca a distribuição gratuita de manuais escolares no 1.º Ciclo.

Segundo o Ministério da Educação são cerca de 80.000 as crianças que entram este ano para o 1.º ano e que recebem os manuais escolares.

Muitas câmaras que já desenvolviam esta prática vão continuar a oferecer os livros, até porque a medida do Ministério da Educação aplica-se este ano apenas ao 1.º ano de escolaridade e não inclui os livros de fichas, só os manuais, que terão de ser devolvidos em bom estado no final do ano.

De acordo com o Ministério da Educação, todas as escolas vão desenvolver este ano um sistema de tutorias para apoiar os alunos com dificuldades.

Alguns estabelecimentos de ensino já desenvolviam experiências do género, mas no âmbito do crédito horário que lhes está destinado para desenvolverem projetos próprios.

Agora, precisou o ministério, estes projetos estão incluídos na componente letiva.

A abertura oficial do ano letivo começou sexta-feira e termina dia 15, com a maioria das escolas a aproveitarem os primeiros dias para ultimarem o regresso às aulas e as reuniões de receção aos pais e alunos.

Cerca de 1,2 milhões de alunos vão distribuir-se por 811 agrupamentos e escolas não agrupadas da rede pública.

Na sexta-feira, o ministro da Educação marca o início do ano escolar hoje numa visita ao Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, onde estudam cerca de 1.200 alunos. Hoje está no distrito de Viana do Castelo.

Na quarta-feira, dia 14, cerca de 30 membros do executivo vão visitar escolas, numa iniciativa anunciada como uma homenagem à comunidade educativa.

Neste dia, o primeiro-ministro, António Costa, 15 ministros e 12 secretários de Estado voltam, na sua maioria, a alguma das escolas em que estudaram.

Publicidade

Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Camitintas

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21
Rádio Alto Minho - Feelseg

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade