Paredes de Coura é o primeiro município do país com Plano de Paisagem
12 Outubro 2015, 9:44
Paredes de Coura é o primeiro município do país a ter um Plano de Paisagem do país. Vai estar concluído até final do ano e permitir “a valorização do património natural, cultural e urbano”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira, o documento, cuja elaboração foi iniciada este ano “incide sobre as características de paisagem de seis freguesias”, daquele concelho do distrito de Viana do Castelo.
O autarca adiantou que “vai ser essencial para, no presente quadro comunitário, serem encontrados financiamentos para melhorar a vida das pessoas sem nunca descaraterizarmos o território”.
“A nossa paisagem é uma riqueza que não podemos perder. Por isso, achamos que deveríamos avançar e ser os primeiros em Portugal a tratar a paisagem como ela tem de ser vista”, sustentou.
Aquele plano “tem como objetivos a valorização do património natural, cultural e urbano, bem como definir medidas orientadoras para a gestão da paisagem que preservem o seu carácter e identidade, reforçando a componente da paisagem cultural nas aldeias e lugares incluídos em Rede Natura e na Paisagem protegida”.
Para o autarca de Paredes de Coura, “a paisagem preservada, não quer dizer imaculada, será inevitavelmente uma riqueza para o concelho e país, porque nenhum projeto de desenvolvimento ou turístico pode ser feito sem esta”, reforçou.
A elaboração do Plano de Paisagem de Paredes de Coura conta com a parceira da Valminho Florestal – a única Organização Não Governamental (ONG) portuguesa que integra a Civilscape, o Centro de Estudos Arnaldo Araújo da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e uma empresa do setor turístico, Leiras do Carvalhal.