A Praça da República, em Viana do Castelo, acolhe no dia 10 de agosto, às 21h30, a 11.ª edição de Viana está na Moda.
O evento “cruza o passado com a modernidade numa expressiva representação social, mantendo a essência da identidade do povo, numa produção cultural, identificativa da vivência e linguagem do povo”, refere a estilista Isabel Lima em comunicado.
Há onze anos que a estilista vianense “transcende a estética de forma grandiosa, mostrando consistência e identidade, com temas que funcionam como uma exploração da herança cultural, transformando a moda em narrativas e intervenções culturais”.
Pioneira na defesa e criação de uma moda inspirada na história e memória do povo, como herança cultural e identidade vianense, faz da moda um acontecimento cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Com o objetivo de potenciar e elevar o património arquitetónico de Viana do Castelo, em cada edição de Viana está na Moda, a estilista escolhe lugares emblemáticos e privilegiados para apresentar as suas coleções de roupas com identidade vianense.
Para apresentar a coleção exclusiva, a passadeira vermelha estende-se em frente à fachada principal da Casa das Varandas da Misericórdia, edifício classificado como Monumento Nacional.
“Pela parte térrea da apoteótica fronteira da Casa das Varandas, decorada com arcos de volta perfeita, possuindo a varanda inferior as armas de Portugal, sairá uma coleção de sessenta peças de roupa, que mesclam o passado e o presente numa celebração da identidade da mulher do povo, figura da cultura popular”.
O evento inédito que celebra a herança cultural de Viana do Castelo, conta com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.
[Fotografia de capa – Sérgio Antunes Fotografia]