Bloco de Esquerda defende substituição de locomotivas a gasóleo na linha do Minho
07 Novembro 2024, 10:19
O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a substituição da automotora a gasóleo com mais de 40 anos que liga o Porto a Vigo, na Galiza, apesar de a linha estar totalmente eletrificada há mais de três anos.
No requerimento entregue na Assembleia da República dirigido a Miguel Pinto Luz, os bloquistas consideram ser necessário “um investimento no material circulante, por um comboio mais cómodo, rápido e com mais oferta de horários”.
“Não se compreende que com uma linha completamente eletrificada, as locomotoras sejam ainda a gasóleo”, sublinha o BE.
No documento, assinado pela deputada Marisa Matias, o Bloco de Esquerda lembra que “a ligação ferroviária entre o Porto e Vigo é assegurada pelo comboio Celta, serviço operado pela CP em conjunto com a Renfe e que é o único comboio internacional em Portugal, transportadora espanhola, tendo iniciado a sua atividade em julho de 2013”.
“Este serviço, de extrema importância para a mobilidade na região, tem sido negligenciado, o que já levou a uma declaração conjunta entre a Junta da Galiza e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, apelando aos governos centrais dos dois países investimento para melhorar o atual serviço”, refere.
Além da substituição do Celta, o BE pretende saber para quando está prevista a aquisição de bilhetes para o comboio Celta pela aplicação e sítio da Internet da CP, em português.
“Os passageiros portugueses que queiram comprar bilhete para este comboio só o podem fazer através da página da Renfe, que tem as instruções em castelhano, ou então num balcão das estações da CP, devido ao facto de a CP estar à espera do lançamento do novo portal e aplicação móvel”, argumenta o BE.