Unidade de Saúde de Covas reabre após 10 meses sem médico
16 Dezembro 2024, 14:51
Após um encerramento de 10 meses devido à reforma do médico afeto, a Unidade de Saúde de Covas reabriu portas, esta sexta-feira, garantindo consultas programadas e abertas, bem como serviço de enfermagem, todas as sextas-feiras, das 09h00 às 15h00.
Este polo da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Vila Nova de Cerveira abrange um universo de mais de 700 utentes inscritos naquela extensão de saúde.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, “este serviço é imprescindível para a população mais distante da sede do concelho e maioritariamente idosa. Desde o início do mandato que nos comprometemos com uma política de proximidade e de combate à desertificação do interior, e este é um serviço que preenche esses critérios”. E acrescenta: “10 meses de portas encerradas foi tempo a mais quando se fala de saúde, mas havia procedimentos e prazos a cumprir. No entanto, mantivemo-nos persistentes na necessidade de reabertura junto da ULSAM, o que veio a acontecer num período importante e de pressão como é o Inverno”.
A reabertura decorreu na sexta-feira e foi assinalada com uma visita às instalações pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, João Porfírio Oliveira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, acompanhados pela vereadora Carla Segadães, pelo Presidente da Junta de Freguesia, André Araújo, e pela médica que vai prestar o serviço às sextas-feiras.
A funcionar no edifício da sede da Junta de Freguesia, a Unidade de Saúde de Covas abriu a 30 de setembro de 2022, funcionando duas vezes por semana.
O investimento na obra representou cerca de 15 mil euros, suportado totalmente pelo município, dado tratar-se de um serviço de proximidade da ULSAM, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Junta de Freguesias de Covas.