Portugal e Timor-Leste cooperam na preparação de atletas de alta competição e na realização dos Jogos da CPLP em 2024
07 Dezembro 2022, 13:05
Este Memorando foi assinado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto do XXIII Governo Constitucional da República Portuguesa, João Paulo Correia (na tutela da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares), e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto da República Democrática de Timor-Leste, Abrão Saldanha.
A assinatura deste Memorando, para além de consolidar as relações bilaterais nos domínios da juventude e do desporto, estabelece as condições necessárias à colaboração entre os países tendo em vista a realização dos Jogos Desportivos da CPLP, em Timor-Leste no ano de 2024, no âmbito da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP.
O objeto principal do documento assinado “visa a consolidação das relações de cooperação” na área do desporto e da juventude, nomeadamente na formação de recursos humanos e no desenvolvimento institucional; pretende “incentivar intercâmbios de delegações, atletas, treinadores e especialistas das suas respetivas federações nacionais desportivas na área do desporto”; e “facilitar a utilização das infraestruturas desportivas para a preparação de atletas de alta competição”.
Com este Memorando, o Governo português compromete-se a promover e apoiar a participação de jovens pesquisadores, atletas e treinadores em programas de formação e intercâmbio com o Governo timorense.
“Irá destinar duas vagas anuais aos atletas timorenses com méritos relevantes, para a realização de estágios no Centro de Alto Rendimento do Jamor, com a duração de 6 a 11 meses. Colaborar na partilha de material didático, apoiar na elaboração de estudos e implementação de projetos com vista ao incremento de políticas públicas desportivas em Timor-Leste, colaborar na preparação de atletas timorenses com vista à participação em competições nacionais/internacionais e providenciar o apoio necessário à execução das diferentes atividades, em condições idênticas às proporcionadas aos demais Estados-membros da CPLP”, refere o Governo.
Os dois Governos poderão ainda desenvolver outros entendimentos e assistência para atividades ou programas, através da assinatura de Planos de Ação Anuais.
Entre estes, poderão ser estabelecidas parcerias de colaboração entre investigadores em trabalhos e projetos comuns de pesquisa científica; para formação e capacitação pela parte portuguesa dos quadros técnicos timorenses de forma personalizada; no desenvolvimento de atividades conjuntas de capacitação institucional; na participação conjunta em congressos e encontros de interesse desportivo e social; e na colaboração e partilha de informação técnica com investigadores para teses e monografias de interesse científico.