+Minho: “Carlos Morais Vieira”
Emissões: Sexta, 29.07.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 31.07.16 (20h)
Num mundo movido cada vez mais a energias renováveis, o +Minho desta semana decidiu convidar uma empresa, cujo principal produto que comercializa é o petróleo.
Ligado a vários quadrantes da sociedade no Alto Minho, Carlos Morais Vieira é contudo proprietário das empresas Sociedade Limiana de Petróleos e Strong Build. Através destas firmas, o empresário detém atualmente 8 áreas de serviço no norte do país e emprega 35 funcionários.
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
Técnico oficial de contas de formação, Carlos Morais Vieira sempre andou dentro do mundo dos negócios. Em 1996 decidiu tomar a iniciativa e lançar-se na venda do retalho dos combustíveis, iniciando a sua atividade na freguesia de Vila Franca do Lima.
Depois de adquirido o terreno e lançada a sua primeira área de serviço, Carlos Morais Vieira não mais parou. Em simultâneo com o setor dos combustíveis o empresário apostou também no setor do imobiliário criando a empresa Strong Build que tem vindo a desenvolver negócios em parceria com a SLP (Sociedade Limiana de Petróleos) desde o ano 2000 (ouvir áudio).
Assumindo que os negócios lhe têm surgido com naturalidade, Carlos Morais Vieira, tem vindo a expandir as empresas que detém, assumindo riscos controlados. Essa é a sua forma de estar na vida, garantiu.
Sendo esta uma área de negócio extremamente volátil, pese embora o peso considerável na economia do país, para Carlos Morais Vieira, a gestão de uma empresa neste ramo de negócio é cada vez mais difícil, acentuada pela agressividade da concorrência no mercado, por operadores cujo produto principal não é o combustível. Contudo, se a concorrência fez com que as margens de lucro dos revendedores de bandeira baixassem, por outro lado, abriu espaço a que as empresas de bandeira explorassem outros serviços que ajudaram a compor as perdas de lucro verificadas nos combustíveis.
Ainda acerca das dificuldades inerentes a este ramo de negócio, Carlos Morais Vieira identifica o peso dos custos com o pessoal da empresa e a carga fiscal imposta às empresas em Portugal (ouvir áudio).
Quando falamos em combustíveis, muitas vezes falamos em “mitos” acerca da qualidade dos produtos comercializados nos supermercados e nas áreas de serviço de bandeira. Sobre o tema, Carlos Morais Vieira é perentório: “adquirir produtos de qualidade superior não implica apenas a preservação dos automóveis como também na poupança que o cliente consegue obter através da performance do seu automóvel”.
Nos últimos anos o mundo automóvel tem evoluído a um ritmo alucinante. E juntamente com essa evolução têm surgido novas tecnologias que tem vindo a substituir o tradicional petróleo como combustível. Acerca do tema, Carlos Morais Vieira não receia o futuro do seu negócio. Para o empresário o petróleo ainda se manterá no mercado durante algumas décadas e alem disso, as áreas de serviço, tal como as que representa, têm-se adaptado às mudanças da sociedade de forma a dar a melhor resposta aos seus clientes.
Como empresário, Carlos Morais Vieira assume-se uma “pessoa igual às demais”. O gestor visita em média 3 a 4 vezes por semana, cada uma das 8 áreas de serviço que administra. Exigente, o empresário admite contudo ter uma boa relação com os seus funcionários e supervisores. Sempre atento a cada pormenor, Carlos Morais Vieira admite contudo a sua enorme disponibilidade para as empresas que administra.
Com o setor a evoluir a um ritmo rápido e um país com as dificuldades que são públicas, Carlos Morais Vieira não prevê fazer grandes investimentos a médio prazo, contudo, admite expandir a empresa caso a oportunidade surja (ouvir áudio).
OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:
+Minho: “Carlos Morais Vieira”
Emissões: Sexta, 29.07.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 31.07.16 (20h)
Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative
Comentários