Braga acolhe Assembleia-Geral da Rede de Cidades Criativas da UNESCO no próximo verão
21 Novembro 2023, 9:48
Braga, Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira, assinaram, esta segunda-feira, um protocolo parceria para acolher, na primeira semana de Julho de 2024, a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no ano em que esta comemora 20 anos.
‘Trazer a Juventude para a Mesa Global’ é o mote utilizado por Braga para mobilizar todas as cidades criativas do Norte de Portugal para a realização desta conferência.
Num exigente e transparente processo competitivo, a candidatura bracarense venceu a do Dubai, envolvendo as cidades parceiras para a construção de uma candidatura pertinente no tema e forte no posicionamento internacional para que saísse vencedora, numa votação aberta a todas cidades criativas da UNESCO, que já ultrapassam as três centenas em todo o mundo.
“É extremamente importante integrarmos uma rede internacional desta dimensão – como é o caso da Rede de Cidades Criativas da UNESCO -, que reúne centenas de cidades agregadas por diferentes clusters. Nesta rede estamos a valorizar algumas das áreas estratégicas dos nossos territórios, numa lógica de parceria local e internacional e esta assembleia, que irá decorrer pela primeira vez em Portugal, será um espaço de afirmação da capacidade do país e dos nossos Concelhos a nível internacional”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A Reunião Anual da UCCN em 2024 será acolhida em Braga, de 1 a 5 de Julho, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts e também em Amarante (Cidade Criativa da Música), Barcelos (Cidade Criativa do Artesanato e das Artes Populares) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa da Gastronomia). “Uma parceria que vai dar a conhecer a realidade artística e cultural dos diferentes territórios”, destacou Ricardo Rio.
Esta Reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), captando para Braga e para as três cidades criativas parceiras, mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o mundo.
Com um impacto directo estimado superior a 1 milhão de euros, prevê-se que a hospitalidade (alojamento e alimentação) seja um dos eixos do tecido económico da região mais beneficiados pelo evento, apenas superado pelo impacto indirecto estimado de quase 3 milhões de euros do alcance mediático nacional e internacional.
Este é um evento que, na opinião do executivo bracarense, contribui para o reconhecimento da capacidade organizativa de Portugal, do Norte e destas quatro cidades criativas da UNESCO, ao promover a capacidade deste território para sediar eventos de perfil global, cumprindo rigorosamente as exigentes normas das principais organizações internacionais, como é o caso da UNESCO, a agência intergovernamental do sistema das Nações Unidas especializada em Educação, Ciência e Cultura.
, com a presença dos Autarcas de Amarante, José Luís Gaspar, Mário Constantino de Barcelos, e Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.