Câmara de Viana isenta Borgwarner que já criou quase 500 postos de trabalho
02 Abril 2024, 16:54
A Câmara de Viana do Castelo vai isentar a empresa Borgwarner do pagamento de taxas de licenciamento do complexo industrial que detém no parque de Lanheses.
O aumento do investimento para 90 milhões de euros e a criação de quase 500 postos de trabalho “são fatores determinantes” para a isenção aprovada hoje por unanimidade, na reunião do executivo.
“Há um reforço do investimento. Inicialmente estava previsto um investimento de 25 milhões de euros e a criação até 300 postos de trabalho. Neste momento, são muito próximos dos 500 postos de trabalho. Há um investimento já garantido de 90 milhões e a perspetiva de chegar aos 120 milhões nos próximos tempo. Acho que é uma boa notícia”, explicou o presidente da Câmara, Luís Nobre.
Já em 2021, o executivo municipal isentou a multinacional americana do pagamento do Imposto Municipal Sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT) pela aquisição, à empresa Enerconpor-Energias Renováveis de Portugal, de uma parcela de terreno, com 78 mil metros quadrados, no parque empresarial de Lanheses, pelo valor de 4,3 milhões de euros, para a construção de uma segunda fábrica de 25 milhões de euros, e a criação de mais 300 novos empregos.