Organização da XX Bienal de Arte de Cerveira lança programa de voluntariado
08 Maio 2018, 12:16
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira(FBAC) já iniciou o recrutamento de voluntários para a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira que vai decorrer entre 10 de agosto a 23 de setembro.
A FBAC pretende encontrar voluntários, entre os 18 e os 30 anos, para a desempenharem funções de acolhimento, informação e encaminhamento dos visitantes e apoio na organização das visitas guiadas.
Os interessados deverão inscrever-se até 30 de junho de 2018.
A FBAC “compromete-se a assegurar a todos os voluntários formação, alojamento, alimentação, seguro e um certificado de participação”.
Os jovens “farão um turno de cinco horas por dia, durante 15 dias, entre 10 de agosto e 23 de setembro de 2018”.
Os participantes “terão a oportunidade de contactar com artistas de diferentes áreas e nacionalidades e viver uma experiência de aprendizagem e partilha únicas”.
“Este programa promove o espírito de solidariedade e de intercâmbio de conhecimento e são já muitos os exemplos de profissionais do setor que tiveram como primeira experiência o voluntariado na Bienal Internacional de Arte de Cerveira”, refere o coordenador artístico do certame, Cabral Pinto.
Os voluntários “terão, ainda, a oportunidade de frequentar uma ação formativa na área de serviço de atendimento e acolhimento ao visitante, estudos de públicos e introdução à Arte Contemporânea, que terá uma duração de 20 horas, sendo que decorrerão ainda outras sessões durante o evento”.
Perfil dos candidatos:
– Idade entre os 18 e 30 anos;
– Motivação, espírito de iniciativa e responsabilidade para com o serviço;
– Disponibilidade e espírito de equipa;
– Preferencialmente, conhecimentos de línguas estrangeiras e habilitações académicas e/ou experiência profissional em áreas relacionadas com história de arte, expressão plástica, informática, relações públicas e relações internacionais.
Tarefas dos voluntários:
1) Apoio ao acolhimento:
– Acolhimento e encaminhamento dos visitantes para os diferentes espaços e serviços;
– Fornecimento de informações de caráter geral, funcionamento e programação de atividades.