Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Academia de guarda-redes de futsal arranca hoje em Viana com projeto inédito em Portugal

Rádio Alto Minho

11 Março 2016, 12:09

Acessibilidade

Publicidade

A primeira Academia de Guarda-redes de Futsal no país arranca hoje, em Viana do Castelo, com a primeira sessão de trabalho específico de aperfeiçoamento técnico-tático para guarda-redes, com recurso às novas tecnologias.

Sara Almeida, uma das responsáveis pelo projeto, explicou à RAM que a academia “vem dar resposta às necessidades sentidas por muitos clubes e atletas”.

A atual treinadora de guarda-redes da equipa sénior de futsal feminino do Santa Luzia reforça ainda que esta “é uma área que faz falta em Portugal. Muitos clubes, e até os atletas que querem evoluir na carreira, queixam-se que não há no nosso país formação específica para os guarda-redes nesta modalidade”, adiantou.

Supervisionada pelo treinador de guarda-redes da equipa sénior masculina do Módicus de Sandim, Filipe Monteiro, a academia começa hoje a funcionar com sete atletas confirmados até ao momento, com idades compreendidas entre os 17 e os 31 anos de idade, de ambos os sexos.

As sessões de treino vão decorrer entre as 21 e as 23 horas, no pavilhão da escola secundária de Monserrate, às sextas-feiras, e as inscrições estão abertas a todas as idades e para ambos os sexos.

Apadrinhada por referências da modalidade a nível nacional, a academia conta com o apoio de Liliana Sousa, guarda-redes do Santa Luzia, e Ana Catarina Pereira, que defende as redes do SL Benfica e também da seleção nacional. No masculino, o projeto aparece referenciado pelos guarda-redes do Módicus de Sandim, Cláudio Martins e Daniel Tasaka.

A academia vai apostar no desenvolvimento de um “trabalho específico com aqueles que têm a missão de não sofrer golos, e tem como objetivo desenvolver no atleta uma série de competências físicas e técnico-táticas, sem esquecer o desenvolvimento de competências da vertente lúdica, das relações sociais e dos valores”, sublinhou a treinadora responsável pelo projeto, que possui neste momento o nível 3 dentro da modalidade.

Os treinos serão dinamizados com recurso a tecnologia “inovadora”, como o punch4keeper ou os quadros táticos, resultado de uma parceria com a”4 Coach Sports”, empresa especializada em material de apoio aos treinadores.

Com perspetivas de futuro, Sara Almeida adianta que “se este projeto correr bem, pretende-se alargar a formação a todos os escalões e expandir a academia, abrindo um espaço na cidade do Porto”.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Feelseg

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade