De acordo com o anúncio, a empreitada de reforço do abastecimento de água, em alta, ao sistema do Mezio a partir de Ermelo tem um prazo de execução de um ano. Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, disse tratar-se de uma obra “muito importante para acabar com a falta de água às populações daquelas zonas de montanha do concelho”.
“Pela sua dimensão, esta obra irá permitir aumentar a quantidade de água que chega às torneiras de mais de duas mil pessoas no Soajo e, em Cabana Maior, fazendo a ligação do subsistema de abastecimento de água de São Jorge ao sistema integrado gerido pela empresa Águas do Norte”.
João Manuel Esteves referiu que os trabalhos deverão começar dentro de seis meses, sendo que aquele investimento será candidatado ao Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito da nova empresa regional Águas do Alto Minho, formalizada em janeiro.
Em causa está a Águas do Alto Minho, empresa de gestão das redes de água, em baixa, e do saneamento, detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e, em 49%, por sete municípios do distrito de Viana do Castelo que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
Dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, três – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – chumbaram a constituição daquela parceria.