Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Braga acolhe Assembleia-Geral da Rede de Cidades Criativas da UNESCO no próximo verão

Rádio Alto Minho

21 Novembro 2023, 9:48

Acessibilidade

Publicidade

Braga, Amarante, Barcelos e Santa Maria da Feira, assinaram, esta segunda-feira, um protocolo parceria para acolher, na primeira semana de Julho de 2024, a XVI Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, no ano em que esta comemora 20 anos.

‘Trazer a Juventude para a Mesa Global’ é o mote utilizado por Braga para mobilizar todas as cidades criativas do Norte de Portugal para a realização desta conferência.

Num exigente e transparente processo competitivo, a candidatura bracarense venceu a do Dubai, envolvendo as cidades parceiras para a construção de uma candidatura pertinente no tema e forte no posicionamento internacional para que saísse vencedora, numa votação aberta a todas cidades criativas da UNESCO, que já ultrapassam as três centenas em todo o mundo.

“É extremamente importante integrarmos uma rede internacional desta dimensão – como é o caso da Rede de Cidades Criativas da UNESCO -, que reúne centenas de cidades agregadas por diferentes clusters. Nesta rede estamos a valorizar algumas das áreas estratégicas dos nossos territórios, numa lógica de parceria local e internacional e esta assembleia, que irá decorrer pela primeira vez em Portugal, será um espaço de afirmação da capacidade do país e dos nossos Concelhos a nível internacional”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para além de Ricardo Rio, marcaram presença os autarcas de Amarante, José Luís Gaspar, Mário Constantino, de Barcelos, e Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

A Reunião Anual da UCCN em 2024 será acolhida em Braga, de 1 a 5 de Julho, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts e também em Amarante (Cidade Criativa da Música), Barcelos (Cidade Criativa do Artesanato e das Artes Populares) e Santa Maria da Feira (Cidade Criativa da Gastronomia). “Uma parceria que vai dar a conhecer a realidade artística e cultural dos diferentes territórios”, destacou Ricardo Rio.

Esta Reunião tem como foco envolver a juventude no debate ao mais alto nível sobre as questões de sustentabilidade e marca o 20º aniversário de toda a rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), captando para Braga e para as três cidades criativas parceiras, mais de três centenas de líderes políticos municipais vindos de todo o mundo.

Com um impacto directo estimado superior a 1 milhão de euros, prevê-se que a hospitalidade (alojamento e alimentação) seja um dos eixos do tecido económico da região mais beneficiados pelo evento, apenas superado pelo impacto indirecto estimado de quase 3 milhões de euros do alcance mediático nacional e internacional.

Este é um evento que, na opinião do executivo bracarense, contribui para o reconhecimento da capacidade organizativa de Portugal, do Norte e destas quatro cidades criativas da UNESCO, ao promover a capacidade deste território para sediar eventos de perfil global, cumprindo rigorosamente as exigentes normas das principais organizações internacionais, como é o caso da UNESCO, a agência intergovernamental do sistema das Nações Unidas especializada em Educação, Ciência e Cultura.

 

, com a presença dos Autarcas de Amarante, José Luís Gaspar, Mário Constantino de Barcelos, e Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - FoxPro

Publicidade

Rádio Alto Minho - Feelseg
Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade