c/VÍDEO: VIANA: Tem até 31 de agosto para se despedir dos panados da Ana Maria e de um bar com mais de 140 anos
09 Agosto 2022, 22:44
Ana Maria Silva é a dona do Bar da Estação que a 31 de agosto vai ter que encerrar portas na estação de comboios de Viana do Castelo.
O balcão com mais de 100 anos vai deixar de servir os famosos panados, café da manhã ou simplesmente histórias que carregam memórias de gerações. De partidas e chegadas.
Ali vai surgir um hotel da Axis, mais de cinco milhões de investimento, e um bar que vai continuar a servir, mas dentro do hotel e a preços de hotel.
Ver esta publicação no Instagram
“Temos que sair e pronto. Ainda não pensei nisso”, diz Ana Maria, que ali criou os filhos.
“Moro aqui por cima. Os meus filhos nasceram aqui. O mais velho ajuda-me aqui no estabelecimento”, diz, tentando manter uma postura racional perante uma vida que vai acabar no final do mês.
“Esta casa tem mais de 140 anos. Dizem que surgiu com a ponte Eiffel. Tudo que está aqui é original”, afirma, e que um olhar mais atento confirma.
Aliás, contestação tem sido crescente nas redes sociais com muitas vozes a discordar com as intenções da IP.
Chão gasto pelo pisar dos clientes, móveis de madeira de linhas centenárias e até uma escada em caracol, escondida na copa e que dá acesso ao piso de cima.
“Tenho pena, pois é uma casa que devia ser preservada”, dá nota.
Enquanto parte mais um comboio, rumo a Vigo, um cliente entre, tira uma fotografia e diz “belo”, olhando para um balcão que no futuro vai servir de receção ao novo hotel temático e com um bar que não vai ter os panados da Ana Maria…nem os preços do Bar da Estação.




















