Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Caçador resgatado após queda de 12 metros em Arcos de Valdevez

Rádio Alto Minho

13 Janeiro 2025, 9:50

Acessibilidade

Publicidade

Um caçador de 53 anos caiu ontem numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate, informou fonte dos bombeiros.

Segundo avançou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, pelas 13h25 de domingo foram acionados para uma ocorrência na encosta de Repiupiu, freguesia de Sistelo, e quando “chegaram ao local aperceberam-se que o homem estava muito longe da estrada, numa zona praticamente inacessível”, pelo que “houve a necessidade de acionar uma equipa de salvamento e resgaste em grande ângulo”.

No local decorria uma montaria ao javali e o caçador, de 53 anos, natural da freguesia do Couto, Arcos de Valdevez, caiu de cima de uns penedos, numa “zona escarpada”, por motivos ainda não totalmente esclarecidos, mas que poderão ter a ver com a possibilidade de se ter sentido mal ou aproximado demasiado da beira da encosta.
O homem “sofreu ferimentos graves ao nível da cabeça, dos ombros e queixava-se muito também da coluna, das costas”, referiu o comandante dos bombeiros.

“A área era praticamente inacessível, o pessoal teve muita dificuldade em conseguir descer até junto dele, e houve necessidade de fazer o acionamento do helicóptero da Força Aérea para fazer o resgate da vítima, que foi estabilizada por nós no local”, explicou a mesma fonte, acrescentando que o ferido foi retirado, pelas 16h50, através do meio aéreo para a estrada, onde aguardava uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Lima.

O homem foi novamente avaliado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Viana do Castelo, e posteriormente transportado para o Hospital de Braga numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, acompanhado pela VMER.

No local da ocorrência estiveram 16 operacionais, apoiados por cinco veículos, uma viatura da GNR de Arcos de Valdevez e o helicóptero da Força Aérea.

 

C/ agência Lusa 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Feelseg

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade