Caminha regista aumento de 35,7% no número de peregrinos de Santiago de Compostela
26 Julho 2019, 11:04
O número de peregrinos dos Caminhos de Santiago, registado nos postos de turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, durante o primeiro semestre de 2019, cresceu 35,7% face ao mesmo período de 2018.
Em comunicado, a autarquia liderada pelo socialista Miguel Alves adiantou tratar-se de um “valor recorde em Caminha”.
De acordo com os números avançados pelo município, recolhidos nos postos de turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, “registaram-se 3.491 peregrinos até ao final do mês de junho, o que constitui uma subida de 35,7% face ao mesmo mês do ano passado”.
“Estes números confirmam uma tendência de crescimento que se vem acentuando todos os anos. Desde 2016 até agora, o número de peregrinos no primeiro semestre cresceu 163%”, sustentou o município.
Segundo os dados da Câmara de Caminha, “os peregrinos registados têm origem em 53 nacionalidades diferentes, sendo a liderança destacada da Alemanha, com cerca de um terço de todos os peregrinos, seguindo-se Portugal, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido”.
“Foram registados no concelho de Caminha peregrinos de latitudes tão distintas como as Filipinas, Taiwan, Namíbia ou Nova Zelândia”, especifica a autarquia.
O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado naquela nota, refere tratar-se de “um indicador parcial do fenómeno que se tem vivido na linha do Caminho Português da Costa”.
“Nos postos de turismo apenas se regista uma pequena parte dos peregrinos que fazem o Caminho, outros registam-se no albergue. Outros, a maioria, não se registam de todo”, sublinhando o “impacto” económico que este produto turístico tem tido no concelho.
Segundo Miguel Alves, têm surgido “restaurantes especializados de serviço aos peregrinos, tem aumentado a ocupação de hotéis, pensões ou alojamento local e até tem crescido a atividade dos operadores de turismo náutico que fazem a travessia do rio Minho”.
“Tem valido a pena trabalhar com os concelhos do Caminho Português da Costa, o investimento que foi feito na sinalização e valorização do Caminho e o trabalho de divulgação da nossa terra”, sustentou.
FOTO: VORTEX MAGAZINE