Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Centro Escutista de Arcos de Valdevez recebe 1.400 escuteiros e faz duas mil noites de campo num ano

Rádio Alto Minho

04 Abril 2017, 12:47

Acessibilidade

Publicidade

O Centro Escutista de Arcos de Valdevez (CEAV), em funcionamento há pouco mais de um ano, já recebeu perto de 1.400 escuteiros e realizou mais de 2.000 noites de campo, revelou hoje o Agrupamento 214 daquele concelho, responsável pela estrutura.

Em comunicado, com o balanço da atividade que desenvolveu desde a entrada em funcionamento, em janeiro de 2016, o CEAV adiantou que aqueles números “ultrapassam todas as expectativas, sendo presentemente uma referência de qualidade no quadro dos Parques e Centros Escutistas de Portugal”.

“Quer pela qualidade dos equipamentos e instalações, quer pelas excelentes propostas que o concelho de Arcos de Valdevez oferece aos grupos nas atividades de ar livre, realizadas em pleno contacto com a natureza”, sustentou.

O CEAV foi inaugurado a 30 de maio de 2015 mas só entrou em funcionamento a o3 de janeiro de 2016. O Centro Escutista de Arcos de Valdevez situa-se a 298 metros de altitude, no Lugar de Rodelas, Freguesia de Rio Frio, na margem direita do Rio Vez.

A inclusão do CEAV na rede nacional dos “Parques e Centros Escutistas”, permitiu “dar visibilidade nacional ao centro, atraindo grandes grupos de crianças, jovens e adultos do movimento, comprovando-se, na prática, que o esforço conjunto do agrupamento e da Câmara Municipal se revelou uma mais-valia para o escutismo e para o concelho”.

Segundo os números hoje avançados pelo CEAV, em 2016, passaram por aquela estrutura “mais de 50 grupos oriundos de várias regiões do país e do estrangeiro, entre eles, 192 lobitos, 258 exploradores, 320 pioneiros, 138 caminheiros e 450 dirigentes, perfazendo um total de 1.356 elementos e 2.007 noites de campo”.

Em 2016, foram ministrados naquele centro dois cursos de formação para dirigentes, organizados pela Junta Regional de Viana do Castelo, com recurso a chefes do departamento nacional de formação.

No último ano, passaram por aquele centro, entre outros, os Agrupamentos 618 de Galegos Santa Maria, Núcleo de Barcelos, 027 de Bairro, Núcleo Vila Nova de Famalicão, 464 de Telhado, Barcelos, 791 de Monção, 503 de São Bartolomeu, Santo Tirso, 996, Lisboa, a primeira Companhia de Francos, segunda Companhia de Matosinhos e a terceira Companhia de Cristo-Rei, todas compostas por elementos femininos e provenientes do Porto.

A estrutura está dotada de todos os equipamentos necessários à sua atividade como frigoríficos, aquecimento central, segurança e emergência, um novo alpendre iluminado com recurso a energia solar, mesas de exterior, telescópio terrestre e binóculos de longo alcance para o “Programa Terra”, que complementa o telescópio astronómico existente no “Programa Cosmos”.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade