Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Classificação de forte e estação arqueológica de Cerveira em consulta pública 41 anos depois

Rádio Alto Minho

22 Maio 2018, 11:51

Acessibilidade

Publicidade

A classificação do Forte e Estação Arqueológica de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira, como Sítio de Interesse Público, iniciada há 41 anos, encontra-se em consulta pública até 18 de junho.

Para a Câmara trata-se de um “desfecho muito importante para a proteção, conservação e valorização futura daquele conjunto”, cujo processo de classificação foi iniciado em 1977.

O processo arrastou-se devido a fatores que se pretendem com “o pedido inicial de classificação, que incluía apenas o Forte, com a aquisição por parte da Câmara de lotes de terreno que eram importantes para preservar a estação arqueológica e com estabilização de critérios de intervenção naquele local, onde parte dos terrenos são do Ministério da Agricultura”, explicou a autarquia.



Para o município a classificação, agora em fase final, “poderá viabilizar a criação do núcleo museológico de Lovelhe, a recuperação do Forte de Lovelhe e o aprofundamento da exploração das valências da Quinta do Forte de Lovelhe”.

“O objetivo é tornar o Forte de Lovelhe um espaço visitável e acessível à comunidade cerveirense e turistas, porque não há no Norte Peninsular uma estação arqueológica tão rica como o Forte de Lovelhe”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, citado naquele comunicado.

De acordo com um aviso publicado em Diário da República, no início de maio, “o Forte e a Estação Arqueológica de Lovelhe testemunham uma memória, identidade cultural cujo significado se contextualiza no âmbito nacional e não só”.

“De facto, no mesmo local em termos de ocupação do território estão presentes elementos construídos de diferentes cronologias que per si têm valor excecional no contexto histórico-social, arqueológico, arquitetónico, técnico-científico, bem como em termos paisagísticos, paisagem humanizada”, adianta.

O projeto de decisão, assinada pela Diretora-Geral do Património Cultural refere que aquele conjunto possui “valores culturais que importa proteger, conservar e salvaguardar dado a sua singularidade e autenticidade no âmbito do património cultural português e ibérico”.

O Forte e a Estação Arqueológica de Lovelhe localizam-se no lugar da Breia, na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

Trata-se de “um amplo conjunto patrimonial que inclui a fortaleza, mas também um vasto conjunto de ruínas arqueológicas que têm vindo a ser intervencionadas desde a década de 80 pelo professor Carlos Brochado de Almeida, dando a conhecer vários vestígios provenientes das seguintes ocupações – forte setecentista – igreja medieval – villa romana – ‘habitat’ da idade do ferro”.

Em 2017, a Câmara de Vila Nova de Cerveira viu concluída a classificação do Fortim da Atalaia – classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), 38 anos depois de iniciado o procedimento administrativo de classificação.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade