Dragagens nos portos de Castelo do Neiva e Vila Praia de Âncora arrancam em abril
16 Janeiro 2025, 9:28
O ministério da Agricultura e Pescas pretende que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arranquem em abril deste ano, prevendo que o concurso seja lançado ainda este mês.
A informação foi avançada à agência Lusa pela tutela.
As intervenções vão acontecer nos portos da Vila Praia de Âncora e Castelo do Neiva, distrito de Viana do Castelo, Esposende, no distrito de Braga, e Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.
O lançamento das obras estava previsto para 2024, mas o concurso público emitido, em outubro, pela DGRM – Direção-Geral dos Recurso Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, entidade com atribuições e competências para o efeito, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter desfecho positivo.
A tutela pretende, agora, “lançar novo procedimento [concursal], previsivelmente até ao final do mês de janeiro”, tendo a expetativa que desta vez surjam interessados em executar as intervenções, para que estas possam arrancar na primavera.
“Por razões técnicas, as dragagens nunca teriam início antes de abril de 2025, pelo que se prevê que o procedimento que vai ser lançado permita que as dragagens tenham início na mesma data: abril”, acrescentou o ministério.
A pasta liderada por José Manuel Fernandes diz reconhecer “a importância da realização de dragagens para a boa circulação e segurança das embarcações de pesca e por isso tem previsto forte investimento para o efeito”.