Ecopista do rio Minho em destaque no jornal espanhol El País
13 Agosto 2018, 14:20
A ecopista do rio Minho, que liga Caminha a Monção, surgiu em destaque na edição, de domingo, do jornal espanhol El País, como sugestão de um passeio ao ar livre.
Na rubrica dedicada às viagens, o artigo assinado por Andrea Nogueira Calvar fala de um “passeio de bicicleta tranquilo, entre vinhedos, florestas e aldeias ao longo de uma via verde de 40 quilómetros que termina no Atlântico”.
Com o título “Pedalando junto ao Minho, em Portugal”, o artigo, publicado no domingo, na página ‘on-line’ do El País, refere que “aos cerca de 40 quilómetros de via verde ao longo do Minho juntam-se as vilas portuguesas de Monção e Caminha, já na foz do rio que constitui a fronteira natural entre o norte de Portugal e a Galiza”.
“A Ecopista do Minho, como este caminho é oficialmente nomeado, foi eleita uma das melhores rotas da Europa em 2017 pela European Greenways Association. O percurso utiliza parte de uma linha ferroviária antiga e combina-a com trilhos de terra para formar um percurso de baixa dificuldade, uma vez que inclui apenas algumas pistas. Um caminho entre vinhedos, bosques densos e aldeias medievais, perfeito para andar de bicicleta, embora também seja possível caminhar a pé”, lê-se no artigo.
Em 2017 a ecopista do Rio Minho ganhou o 3º prémio de melhor via verde da Europa e foi considerada uma via de excelência, no VIIIº European Greenways Award.
A candidatura da Ecopista do Rio Minho foi liderada por Valença e incluiu, para além dos troços das vias verdes de Valença, os de Monção, Cerveira e Caminha.
O prémio, promovido pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela União Europeia, tem por objetivo promover exemplos de melhores práticas e apoiar sua replicação em outras vias verdes em toda a Europa.
O corredor verde, paralelo ao rio Minho, entre Monção e Caminha proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado.
Alguns miradouros permitem vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas complementares à ecopista. O Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia em Valença, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho-de-ferro.
A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta turística da região com um produto de natureza que mostra alguns dos aspetos mais cativantes do Vale do Minho.
Foto: ENRIQUE DÍAZ (GETTY)