Empresa de Viana ajuda a construir mega alojamento de madeira para estudantes
12 Janeiro 2024, 10:37
A empresa Portilame, de Viana do Castelo, e a Carmo Wood, duas empresas concorrentes neste tipo de construção, vão construir um edifício de três pisos destinado ao alojamento de estudantes do Ensino Superior, no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark.
O edifício, que ficará inserido na natureza, custará 13,8 milhões de euros e está inserido no PRR através do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior.
O futuro alojamento para estudantes aspira a destacar-se como “uma referência na cidade e no país, especialmente nas áreas da eficiência energética, sustentabilidade e inovação”.
O edifício será concebido como “net-zero”, enfatizando características inovadoras como autossuficiência energética, baixas emissões de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo.
“Contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo a utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira, é a nossa obrigação moral para com as próximas gerações. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas”, afirma Luís Rocha, CEO e Administrador da PORTILAME.
Fotografia: Pitágoras Group