Escritor vianense vence prémio literário Maria Rosa Colaço
26 Novembro 2024, 9:20
Rui Cerqueira Coelho, escritor natural de Viana do Castelo, venceu o prémio literário Maria Rosa Colaço, dedicado à literatura infantil, com a obra “A Colina”.
O prémio é promovido anualmente pela Câmara Municipal de Almada.
Na obra, o júri destacou as “diferentes camadas de entendimento que nos traz – a reflexão sobre a infância e o tempo enquanto garantes de uma eternidade”, mas também “a forma como gere temas tão complexos numa linguagem que, quase surpreendentemente, nos faz deles ter o esquecimento e a lembrança necessários.”
“Esta é a história de uma criança que adoece, depois outra, depois uma colina e, por fim, uma avó. As ideias precisam de tempo para crescerem, sobretudo as mais disparatadas. Cada coisa tem o seu tempo e não se apressa nada a fazê-lo, nem sequer bolos, muito menos ideias”.
Rui Cerqueira Coelho estudou biologia e trabalhou como guia de natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Em 2016, ganhou o Prémio Literário Nortear com a obra Nós, arquipélago.
Em 2019, com o livro A migração das alforrecas foi o vencedor da categoria infantil do Prémio Literário Branquinho da Fonseca, atribuído pelo Jornal Expresso e pela fundação Calouste Gulbenkian.
A cerimónia de entrega do prémio aconteceu este sábado, 23 de novembro, integrada na celebração do 27.º aniversário da Biblioteca Central de Almada e do Fórum Municipal Romeu Correia.