O salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebe, dia 30 de novembro, a primeira edição do Viana Rock Fest. Um concerto de beneficiação, com a receita a reverter a favor daquela corporação.
O cartaz do evento é composto pelas bandas Puto, Símio, Unfinished Grounds, de Viana do Castelo, e pelos lisboetas Albert Fish.
“Se quisermos encontrar referências à expressão musical do rock nascida no coração nas ruas da cidade, na sua apresentação mais crua e genuína, excluída das dinâmicas comerciais “mainstream”, teremos quase obrigatoriamente que nos reportar aos anos 90”, refere a organização do evento.
Durante esta década, Viana do Castelo era identificada no panorama nacional “como um cluster em ebulição” cuja atividade musical era preenchida quase semanalmente com concertos “low-cost”, no limite “da clandestinidade, nascidos de iniciativas privadas”.
“Estes concertos eram promovidos pelos jovens e menos jovens da cidade, e foram, durante alguns anos, um dos vetores fulcrais para promoção da coesão social na sua manifestação mais pura”, refere.
O Viana Rock Fest” pretende, sob uma forma quase revivalista, “renascer este conceito genuíno da expressão musical na cidade, que nasce de dentro para fora, das bandas mais ou menos emergentes que querem mostrar a sua produção à cidade”, adianta ainda a organização.