Freguesias de Famalicão vão receber mais de 5,5 milhões de euros em 2023
01 Fevereiro 2023, 2:13
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai canalizar para as Juntas de Freguesia de Famalicão mais de 5,5 milhões de euros, numa aposta clara na autonomia dos executivos locais.
A transferência de 2,2 milhões de euros em verbas livres, cujos protocolos foram aprovados na última reunião de Câmara, é o primeiro impulso que as Juntas de Freguesia recebem para a sua gestão autárquica.
Os outros impulsos, a transferir ao longo do ano, serão enviados através de transferências de capital, 2,7 milhões de euros, e de transferências correntes, 600 mil euros, que equivale à transferência de competências para a limpeza de vias, manutenção de equipamentos, entre outros.
Em relação ao ano anterior, o grande acréscimo surge no valor correspondente às transferências de capital, cujas verbas se destinam à execução de obras estruturantes para as localidades e cujo apoio aumenta este ano 26%.
Apesar disso, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assume como desafio o “incremento, ao longo deste ano, de ainda mais investimento de capital nas freguesias. É algo que está no nosso horizonte e tudo faremos para o conseguir”.
“Queremos melhorar a eficiência da gestão autárquica, quer a nível municipal, quer a nível das freguesias”comenta Mário Passos. O edil destaca que o montante e o planeamento das transferências foi realizado em concordância com as Juntas de Freguesia do concelho e obedecem aos princípios do equilíbrio e da coesão territorial.
“Este volume de transferência de verbas para as autarquias locais, reflete bem o nosso compromisso e respeito para com os eleitos locais. Queremos um concelho a desenvolver-se de forma equitativa e à mesma velocidade, e a aposta nesta autonomia é uma garantia desse equilíbrio e de uma boa execução”, acrescenta.