Grupo de janeiras da APPACDM de Viana mantém tradição “com cerca de 43 anos”
09 Janeiro 2025, 10:45
De gorro e cachecol, utentes da APPACDM de Viana do Castelo, acompanhados pelo cantor Augusto Canário, voltam a sair à rua para entoar quadras e votos de bom ano novo, uma tradição “com cerca de 43 anos da instituição”.
“Quando cheguei à APPACDM em 1982, encontrei o meu amigo João Ferreira que já tinha feito umas experiências com os nossos utentes. Desde então, foi sempre a abrir”, escreve o conhecido cantor popular vianense na rede social facebook.
E acrescenta: “Primeiro, cantando de sala em sala, no Centro Educativo de Areosa. Depois começou a visita a entidades e instituições da cidade. Mais tarde saímos às ruas da cidade, às feiras, aos municípios do distrito de Viana do Castelo. Ainda se não cantavam os ‘Reis’ nas escolas, nem havia ‘Encontros de Janeiras’. Assistimos a esse grande movimento de ‘cantadores de Janeiras e Reis’”.
“Hoje a realidade, também por via do nosso ‘pioneirismo institucional’, o que me apraz registar, é bem diferente. Há muita juventude a cantar e nas escolas, desde os infantários até ao primeiro ciclo, há um trabalho pedagógico muito importante”, assinala.
“Não sendo, há já alguns anos, funcionário da APPACDM, visto a camisola com o mesmo entusiasmo e carinho por via de dois amores: estas e estes companheiros de vida e a tradição das Janeiras. Hoje, depois das férias escolares e do luto familiar, lá peguei na concertina para cumprir a tradição”, lê-se.
Ontem, o Grupo de Janeiras da APPACDM de Viana foi recebido na Câmara Municipal de Viana.