Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

José Maria Costa quer alunos de Viana do Castelo a estudar o mar

Rádio Alto Minho

14 Setembro 2017, 18:20

Acessibilidade

Publicidade

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo assumiu hoje o compromisso, caso seja reeleito, “de instalar centros de experimentação científica em todas as escolas, para despertar o gosto pela investigação e recursos marinhos”.Em nota enviada à imprensa, o candidato socialista explicou que se trata de “uma aposta nas ciências e experimentação científica nas escolas de todos os agrupamentos do concelho, com a constituição de centros de recursos de experimentação, com especial incidência no mar, recursos marinhos e geologia”.

“Pretende-se desenvolver o gosto dos jovens pela curiosidade científica e pelas ciências, pela experimentação, aumentando desta forma a literacia científica entre os nossos alunos, bem como o apoio através da ciência”, especificou o socialista que há oito anos lidera a capital do Alto Minho.

Para José Maria Costa, esta medida “impulsionará o interesse dos jovens alunos pelo estudo nas áreas da ciência e inovação”.

“Esta é uma estratégia que acreditamos que aumentará o nível de escolaridade no concelho, está provado que, quanto mais elevado for o nível de escolaridade, maior são as oportunidades de emprego qualificado. É isso que queremos para o nosso concelho, emprego qualificado”, destacou.

A proposta prevê “apetrechar laboratórios, criar centros de experimentação e constituir uma rede na geologia associada ao projeto do Geoparque nas escolas de Viana do Castelo”, rede que “será alargada através de parcerias com instituições nacionais e internacionais nas áreas da ciência”.

“Faremos uma parceria com o Oceanário de Lisboa e com outros centros de ciências, nomeadamente na Escócia e em França. Queremos despertar nos nossos alunos o gosto pelo mar e pelos seus recursos desde o primeiro ensino”, referiu.

A criação de um pelouro da Sustentabilidade Ambiental, das Ciências e Inovação é outras das propostas da candidatura socialista por ser “uma área fundamental e estruturante dada a localização de Viana do Castelo e a importância do mar no território, como área de desenvolvimento económico e cultural”.

“Queremos desenvolver a rede do Centro de Mar em torno dos clubes e agrupamentos escolares, ampliando as atividades náuticas das escolas a outros centros de conhecimento do mar”, afirmou.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica

Publicidade

Rádio Alto Minho - VianaMatic
Rádio Alto Minho - Art Alu
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Perspetiva [João] (notícias)
Rádio Alto Minho - 100% ProAuto
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Publicidade

Rádio Alto Minho - E-redes

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Comentários

Publicidade