José Pinto da Costa em Vila de Punhe na edição 2018 das jornadas N-Cooltura
17 Janeiro 2018, 12:32
O médico e professor catedrático José Pinto da Costa é um dos oradores convidados para a edição 2018 das Jornadas Culturais N-Cooltura que começa no próximo dia 10 de fevereiro.
Organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e pelas autarquias de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas e Carvoeiro, o novo ciclo das jornadas culturais com o tema “Da Crença à Doença” vai ainda contar com a participação de José Martins, docente da Universidade Fernando Pessoa.
“De médico e de louco todos temos um pouco” é o mote para a edição 2018 das Jornadas Culturais N-Cooltura de 2018.
“Quatro anos depois da primeira edição em 2014, o colóquio, que iniciará um novo ciclo, terá lugar no próximo dia 10 de Fevereiro, com início às 10 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila de Punhe”, anunciou o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto na sua página no facebook.
Na publicação, a associação sublinha que “a cultura popular foi ao longo dos tempos subterfúgio para salvar o Homem das enfermidades”.
“A palavra das sagradas escrituras, os ditados populares, os prescritos do curandeiro eram a receita para uma parafernália de mezinhas nas quais o Homem depositava toda a sua fé. O insucesso era a vontade ou o castigo de Deus. A falta de domínio do conhecimento médico-científico (que só no século XX cresceu com mais vigor) levou a que em muitas circunstâncias se morresse não da doença mas da cura. É neste contexto da “Crença à Doença” que teremos o próximo colóquio”, explicou a coletividade.
O painel de oradores, adianta a publicação Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, que será moderado por Tiago Amorim Barbosa, “contará com a presença de umas das maiores referências nacionais e internacionais da medicina legal, o professor doutor José Pinto da Costa, e do professor doutor José Martins, docente da Universidade Fernando Pessoa e referência na área da psicologia social”.