Navio com mais de 150 mil litros de gasóleo avariado ao largo de Viana
01 Novembro 2024, 18:46
O navio Nissos Rhenia, com bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, vai ser reparado nos próximos dias ao largo de Viana do Castelo, anunciaram hoje a Autoridade Marítima e a Marinha.
Em comunicado enviado hoje à comunicação social, a Autoridade Marítima e Marinha explicam que o navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, estando a embarcação a mais de 24 milhas náuticas (36,6 quilómetros) de distância da costa de Viana do Castelo.
“A reparação iniciou-se ontem [quinta-feira], com o embarque de uma equipa de técnicos, e prevê-se que continue durante a próxima semana, por forma a que o navio prossiga a viagem, que tem como destino Le Haver, na Normandia (França)”, refere-se no comunicado.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) foi alertado esta terça-feira para a existência, ao largo de Viana do Castelo, de um navio petroleiro sem propulsão e a situação levou a “resposta coordenada de forma proativa da Marinha com a Autoridade Marítima Nacional para acompanhar a situação do Nissos Rhenia, com Bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, possui mais de 330 metros de comprimento e 60 metros de boca (largura)”.
A Marinha enviou a NRP António Enes, uma corveta com a missão de vigilância, busca e salvamento, para junto da posição do navio à deriva.
“Ao chegar ao local (…) desenvolvendo as ações necessárias para apoiar o petroleiro, nomeadamente contacto com o navio, monitorização da navegação na área e preservação da segurança de todos os navios nas proximidades” e o reboque do navio, com 28 tripulantes, iniciou-se esta quinta-feira.
As autoridades estimam que os arranjos terminem “no final da próxima semana”.