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Paquete World Explorer faz primeiro teste de estabilidade dia 28 nos estaleiros da WestSea em Viana

Rádio Alto Minho

24 Outubro 2018, 16:35

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Chama-se World Explorer é o primeiro paquete a ser construído em Portugal, por uma empresa portuguesa, a WestSea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e vai fazer o primeiro teste de estabilidade no próximo dia 28. O navio, que representa um investimento de 70 milhões de euros da Mystic Cruises de Mário Ferreira vai começar a operar em abril.

Segundo o empresário português  o paquete World Explorer, com capacidade para 200 passageiros e 112 tripulantes, estará concluído em março do próximo ano e começará a operar no mês seguinte.

“Temos diversas viagens em abril. O ano de 2019 está praticamente cheio, através do nosso escritório na Alemanha, sob a nossa marca Nicko Cruises”, explicou Mário Ferreira, sem especificar o destino das viagens.

Mário Ferreira adiantou que no próximo dia 28 a embarcação vai ser submetida “ao primeiro teste de estabilidade”, destacando tratar-se do primeiro navio do género a ser construído num estaleiro português.

“Portugal tem uma vasta história marítima e, em especial, nos navios de cruzeiros, que durante muitos anos ligaram a metrópole às colónias portuguesas. Nenhum desses paquetes foi construído em Portugal, foram todos encomendados ao estrangeiro. O World Explorer é o primeiro paquete construído em Portugal e por uma empresa portuguesa”, reforçou.

Segundo Mário Ferreira, a Mystic Invest tem uma carteira de encomendas aos estaleiros da WestSea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), de 100 milhões de euros.

“A Mystic Invest tem vários navios de rio e um de mar em construção na WestSea para operar no rio Douro e um em todo o mundo. O investimento total ultrapassa os 100 milhões de euros”, disse.

Relativamente ao paquete World Explorer referiu que o investimento “é totalmente suportado por capitais próprios e por um empréstimo obrigacionista de 50 milhões euros”, adiantando que “para este tipo de navios não existem apoios à sua construção em Portugal”.

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