Pavilhão do Atlântico de Viana nomeado para o Prémio Construir 2018
29 Outubro 2018, 9:44
O pavilhão Atlântico, um projeto do gabinete de arquitetura de Valdemar Coutinho, inaugurado em setembro na avenida do Atlântico, em Viana do Castelo, está nomeado para os Prémios Construir 2018, na categoria de "Melhor Projeto Público de Arquitetura".
Na página na Internet dos Prémios Construir 2018, o projeto do gabinete de Valdemar Coutinho Arquitetos é considerado como “um dos melhores edifícios em betão da atualidade”.
“A conceituada revista Wallpaper destacou-o como uma das melhores construções em massa de cimento. Construído integralmente com financiamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o projeto do gabinete de Valdemar Coutinho Arquitetos é já conhecido como um dos melhores edifícios em betão da atualidade”, lê-se na página dos Prémios Construir 2018.
O pavilhão Atlântico, o quinto situado na zona urbana de Viana do Castelo, num investimento municipal de 1,3 milhões de euros.
Os Prémios, cuja 11ª edição se realiza este ano, foram criados com o objetivo de homenagear e celebrar o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos sectores da Construção.
As nomeações são realizadas pela equipa do jornal Construir, com a análise de critérios que passam pelo mérito, técnica, funcionalidade e inovação. O período em análise compreende janeiro de 2017 a setembro 2018.
Os vencedores resultam de uma votação realizada pelos leitores do jornal Construir e cuja ponderação de voto é a seguinte: 60% assinantes da edição impressa e digital e 40% subscritores registados no site.
As votações decorrem até dia 13 de novembro às 18:00.
A entrega de prémios realiza-se a 20 de novembro, na Gala dos Prémios Construir 2018, a realizar no dia 20 de novembro, no Cineteatro Capitólio, no Parque Mayer, Lisboa.
Os Prémios Construir 2018 destinam-se a ateliers de arquitetura, gabinetes de engenharia, construtoras, promotores imobiliários e consultoras imobiliárias.
Segundo o jornal Construir “a lista de nomeados reflete a transversalidade dos prémios, e distingue empresas, obras, promotores, profissionais que, pela sua atividade, pelo seu trabalho, pelo resultado da obra, se destacam de forma significativa dentro da sua área”.
São nomeadas empresas, ou obras, que “representam algo de diferenciador para as envolventes, que reflitam uma lógica de trabalho própria, o respeito pela reabilitação e pelo existente, a importância para a zona, a sustentabilidade e eficiência energética ou o rasgo com o existente, e naturalmente o mediatismo, próprio de quem tem de fazer do acompanhamento do sector uma ferramenta de trabalho”.
Os nomeados são da “exclusiva responsabilidade da equipa editorial do Construir”, sendo que o período de avaliação, válido para a conclusão dos trabalhos ou para a sua inauguração, está compreendido entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de setembro de 2018.
Para a nomeação, o Construir avaliou o trabalho desenvolvido ao longo do período em apreciação, capacidade de inovação, visibilidade mediática, distinções nacionais e/ou internacionais, dados estatísticos oficiais, entre outros.
Os nomeados são submetidos a uma votação online de forma a apurar os vencedores em cada categoria.
A votação ‘online decorre’ no site dos prémios até 13 de novembro.
Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser igual ao de registo na newsletter do CONSTRUIR.PT
Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do Construir (40%) e dos votos dos assinantes do Construir na versão impressa (60%).