PCP saúda populações das nove freguesias repostas no Alto Minho
17 Janeiro 2025, 16:17
O PCP congratula-se com a reposição de nove freguesias no Alto Minho, e saúda as populações de Gaifar, Sandiães, Vilar das Almas, Barroselas, Carvoeiro, Mazarefes, Vila Fria, Cardielos e Serreleis, que “provam uma vez mais que lutar vale a pena”.
Em comunicado, a Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) refere que “o PCP esteve desde o primeiro momento ao lado destas populações e sempre discordou do processo de extinção de freguesias imposto de forma anti-democrática e lesiva para o povo pelo governo PSD/CDS-PP, prolongado pela ineficácia e duplicidade dos governos do Partido Socialista”.
“De forma tardia e insuficiente, a Assembleia da República aprovou hoje a reposição de 302 freguesias em todo o país, apesar dos votos contra da IL e da abstenção do Chega. No distrito de Viana do Castelo, foi aprovada a reposição das freguesias de Gaifar, Sandiães e Vilar das Almas, no concelho de Ponte de Lima, e de Barroselas, Carvoeiro, Mazarefes, Vila Fria, Cardielos e Serreleis no concelho de Viana do Castelo”, lê-se na nota.
“Muitas ficaram de fora por não cumprirem com os critérios injustos impostos pela Lei n.º 39/2021, de 24 de Junho, pelo que importa prosseguir e intensificar a luta exigindo a concretização plena da vontade da população.”, acrescenta.
Nesse sentido, o PCP já entregou a proposta para acrescentar a reposição de mais de meia centena de pedidos de desagregação que, embora aprovados pelas populações e os seus órgãos autárquicos, não foram contemplados no Projecto de Lei aprovado.